AÇORES REFORÇAM FROTA DE BOMBEIROS COM NOVO PRONTO-SOCORRO NA PRAIA DA VITÓRIA

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu ontem (terça-feira) à cerimónia de entrega de uma nova viatura de pronto-socorro pesado à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, num investimento de 340 mil euros. A aquisição insere-se no plano de modernização da frota de bombeiros da Região, avaliado em mais de seis milhões de euros, segundo nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional.

Acompanhado pelo Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, José Manuel Bolieiro destacou que “este investimento é necessário, é justo e é feito com responsabilidade”, sublinhando o papel essencial dos bombeiros voluntários no socorro e na segurança das populações.

Desde 2010 que não eram adquiridas novas viaturas de combate a incêndios nos Açores. Segundo o Presidente do Governo, já foram adjudicados nove veículos, está em curso um concurso para 19 auto comandos táticos e será lançado, em breve, um novo procedimento para mais cinco viaturas.

Bolieiro defendeu a necessidade de uma abordagem sustentada: “É preciso uma visão a longo prazo, uma programação estável e realista. Tal como acontece com as Forças Armadas, também a Proteção Civil merece uma lei de programação própria.”

Para além das viaturas, o Executivo açoriano tem investido em equipamento de proteção individual – incluindo fatos, capacetes e botas – com um total superior a 600 mil euros em material já entregue às corporações da Região.

O governante recordou que, em 2020, encontrou um setor com “carências graves”, destacando medidas entretanto implementadas, como o novo modelo de financiamento, aumentos salariais superiores a 100 euros mensais e a revisão do Estatuto Social do Bombeiro, que introduziu benefícios exclusivos nos Açores.

A emergência médica pré-hospitalar, que representa cerca de 90% da atividade operacional dos bombeiros açorianos, também tem sido alvo de reforço. O investimento previsto para esta área em 2025 é de 7,9 milhões de euros – mais 61% do que em 2020.

Durante a cerimónia, o Governo reconheceu o trabalho da AHBV da Praia da Vitória, salientando a sua projeção nacional e internacional. A corporação acolheu, em novembro de 2024, o Campeonato do Mundo de Trauma e Desencarceramento e prepara-se para voltar a marcar presença no Campeonato Nacional de Trauma, este ano com duas equipas.

O Presidente do Governo elogiou a liderança da associação, destacando o “empenho e sentido de responsabilidade” do Presidente da Direção, Luís Vasco Cunha, e do Comandante, Alexandre Cunha.

Nos próximos dias, a corporação receberá ainda uma nova ambulância de emergência, no valor de 100 mil euros, integrada num pacote de nove viaturas a distribuir por toda a Região.

A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, do Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Rui Andrade, além dos responsáveis máximos da AHBV da Praia da Vitória, o presidente da Direção, Luís Vasco Cunha, e Comandante da corporação, Alexandre Cunha.

© GRA | Foto: MM | PE