NOVOS CONSELHEIROS DA DIÁSPORA AÇORIANA ELEITOS COM MAIS DE 55% DE PARTICIPAÇÃO

A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, divulgou esta terça-feira, por meio de nota de imprensa, os resultados da eleição dos novos Conselheiros da Diáspora Açoriana para o mandato 2025-2029. A votação decorreu entre os dias 20 e 24 de maio, na plataforma digital Açorianos no Mundo, tendo registado uma taxa de participação global de 55,54%.

Dos 1.408 eleitores registados na plataforma, 782 exerceram o seu direito de voto, elegendo 17 dos 19 Conselheiros previstos no Decreto Legislativo Regional n.º 18/2019/A, de 5 de agosto, para representar as comunidades açorianas nas respetivas áreas geográficas.

Segundo a nota de imprensa, os resultados foram apurados pela comissão eleitoral e homologados pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão. A cerimónia de tomada de posse está marcada para o próximo Dia dos Açores, 9 de junho, e decorrerá em formato virtual, sob presidência do Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.

Entre os eleitos destacam-se, pelo círculo eleitoral da Bermuda, Richard Ambrósio (advogado), com 100% dos votos. No Brasil, foram eleitos Marcos Borba (Rio de Janeiro), Regis Marques Gomes (Rio Grande do Sul), Marcos Pinheiro (Santa Catarina), António Arruda (São Paulo) e Vânia da Silva, pelos restantes estados brasileiros. Esta última obteve 42,76% dos votos.

No Canadá, foram escolhidos Esmeralda Cabral (British Columbia), Paulo Jorge Cabral (Manitoba), Matthew Correia (Ontário) e Carlos Eduardo de Almeida (restantes províncias), enquanto nos Estados Unidos foram eleitos Zeto Carvalho (Califórnia), Danny de Melo (Massachusetts) e, pelo círculo comum dos restantes estados, David Rebelo Pimentel e Katherine Soares.

No Uruguai, Sofia Ruiz foi eleita com 100% dos votos. Pelo círculo de Portugal continental e da Região Autónoma da Madeira foi escolhido Rui Melo Silva, com 54,55%. Para o círculo do Resto do Mundo, Tiago Domingues foi eleito com a totalidade dos votos.

Não foram eleitos conselheiros pelos círculos do Quebeque (Canadá) e de Rhode Island (EUA), por ausência de candidaturas.

O Conselho da Diáspora Açoriana é um órgão consultivo criado em 2019, composto por 35 membros, incluindo os conselheiros eleitos pelas comunidades, com o objetivo de reforçar a participação e envolvimento das comunidades açorianas na definição e acompanhamento das políticas públicas da Região.

© GRA | PE