ALUNOS DO 3.º ANO APRENDEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS EM SESSÃO EDUCATIVA

A Escola Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara assinalou o Dia Mundial da Abelha, celebrado a 20 de maio, com uma sessão educativa dedicada ao mundo das abelhas, dinamizada pela professora Ana Picanço e dirigida às turmas do 3.º ano. A iniciativa que decorreu na Biblioteca Escolar, foi divulgada na passada sexta-feira, 23 de maio, nas redes sociais da instituição.

Sob o tema “Curiosidades sobre o Mundo das Abelhas”, a sessão teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da proteção deste inseto polinizador, cuja sobrevivência está atualmente ameaçada. Ana Picanço explicou o funcionamento das colónias, a vida das abelhas e o papel essencial que desempenham nos ecossistemas.

De acordo com a nota publicada, os alunos ficaram a saber que “a sua importância advém, essencialmente, da sua função polinizadora, que consiste no movimento do pólen entre as plantas, assegurando que as mesmas se fertilizam e se reproduzem, garantindo deste modo a produção de frutos e sementes, o equilíbrio do ecossistema, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável”.

No final da atividade, os alunos participaram numa degustação de mel com tostinhas e tiveram a oportunidade de vestir o fato de apicultor, num momento prático que suscitou entusiasmo e envolvimento. A escola sublinha que foi “uma manhã muito animada, e de aprendizagem, na qual os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e demonstrando grande interesse pelo tema”.

A direção da escola agradeceu à professora Ana Picanço pela dinamização da sessão, bem como ao apicultor João Ávila, da ilha Terceira, que cedeu o equipamento utilizado, nomeadamente uma colmeia e um fato de apicultor.

Esta iniciativa insere-se no trabalho da Biblioteca Escolar em promover a literacia ambiental e científica, aproximando os alunos de temas ligados à sustentabilidade e à preservação da biodiversidade.

© EBI-FOC | Foto: EBI-FOC | PE