O Museu do Vinho dos Biscoitos e a Grater – Associação de Desenvolvimento Regional foram distinguidos com os prémios nacionais atribuídos pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), durante a Assembleia Intermunicipal da instituição, realizada no Alandroal. As entidades, ambas sediadas no concelho da Praia da Vitória, receberam os galardões de “Museu do Ano 2025” e “Entidade do Ano 2025 – 30 anos”, respetivamente.
Em nota divulgada nas redes socais, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, congratulou-se com as distinções, sublinhando o papel relevante das duas instituições na preservação da identidade local. “O Museu do Vinho dos Biscoitos e a Grater são duas instituições exemplares no reforço da notoriedade da nossa cultura rural. Este reconhecimento nacional premeia o seu trabalho”, afirmou.
O Museu do Vinho dos Biscoitos, gerido pela família Brum, tem sido um polo importante na valorização da tradição vitivinícola dos Açores, enquanto a Grater se destaca no apoio ao desenvolvimento rural e comunitário da ilha Terceira e Graciosa.
Durante a mesma assembleia, foram ainda votadas as candidaturas a Cidade Europeia do Vinho 2026, tendo concorrido uma candidatura conjunta de oito municípios açorianos: Madalena, Lajes do Pico, São Roque do Pico, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Vila do Porto e Horta. A distinção acabou por ser atribuída ao Baixo Alentejo, que será o representante português na edição de 2026.
As distinções agora atribuídas reforçam o papel do concelho da Praia da Vitória na valorização da cultura vitivinícola e do património rural açoriano.
© CMPV | Fotos: Facebook CMPV | PE



