GOVERNO REGIONAL INAUGURA NOVO TRILHO NO FAIAL E REFORÇA APOSTA NO TURISMO SUSTENTÁVEL

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, inaugurou na passada quinta-feira, na ilha do Faial, o trilho pedestre PR10 FAI Cedros – Varadouro, um percurso com mais de 26 quilómetros que atravessa seis freguesias. A cerimónia foi destacada em nota de imprensa divulgada na sexta-feira pela Secretaria Regional, que sublinhou a importância estratégica desta infraestrutura para o turismo sustentável nos Açores.

Durante a inauguração, Berta Cabral afirmou que os trilhos são “pedras” fundamentais na construção do turismo pretendido para as nove ilhas do arquipélago: “um turismo sustentável e dinâmico, todo o ano e em todas as ilhas”. A governante reforçou ainda que “os trilhos são a melhor forma de se usufruir da natureza”, justificando assim o investimento crescente do Governo dos Açores neste tipo de produto turístico.

O novo trilho integra a Rede Regional de Percursos Pedestres e insere-se no Orçamento Participativo. Além do seu valor paisagístico e ambiental, inclui sinalética interpretativa centrada na história da baleação, em articulação com o itinerário cultural “As Origens da Baleação”, integrado no projeto “Rotas dos Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos”.

A intervenção abrangeu também um projeto de recuperação ecológica numa zona degradada próxima do Centro de Processamento de Resíduos do Faial, de onde foram removidas cerca de quatro toneladas de resíduos, erradicadas espécies invasoras e plantadas 400 espécies nativas.

Este trilho assinala ainda o início da implementação do Plano de Rápida Intervenção e Socorro no Faial, que visa reforçar a segurança dos utilizadores com marcas numeradas e georreferenciadas a cada 500 metros, facilitando a resposta em caso de emergência.

Na ocasião, Berta Cabral destacou o papel central do turismo na economia açoriana: “Estamos há mais de 40 meses consecutivos com crescimentos em toda a atividade económica e, aqui, o turismo desempenha um papel fundamental”. A secretária regional sublinhou que o setor já criou cerca de 20 mil postos de trabalho, o que considera “muito significativo” para perceber a sua importância no desenvolvimento regional.

Com a integração deste novo percurso, a rede oficial de trilhos dos Açores passa a contar com 98 percursos pedestres – 91 Pequenas Rotas (PR) e 7 Grandes Rotas (GR) – que totalizam 871 quilómetros de extensão.

A governante concluiu afirmando que o sucesso do turismo açoriano assenta na autenticidade e na preservação da identidade local: “É assim que marcamos a diferença – com a terra, o mar e a nossa cultura centenária como marcas do destino Açores”.

© GRA | Foto: SRTMI | PE