A INTOLERÂNCIA GERA RADICALISMO!

Os chamados de partidos do arco do poder, maldizem a sua sorte e culpam a direita radical, assim como também, a aliteracia política dos portugueses, que no seu entender, escolheram o radicalismo protagonizado pelo partido de André Ventura, em vez de votarem na sua experiência de quase cinquenta anos…

Na minha opinião, foram condenados pela sua própria falta de lucidez política, atacando o partido do CHEGA de qualquer jeito, sem pensar que o seu fracasso, seria nem mais nem menos, do que, o mau resultado das suas governanças durante os referidos cinquenta anos.

Um povo cansado de acreditar em promessas não concretizadas, de traições aos seus princípios ideológicos, de impostos que não descem, de habitação a preços descontrolados, de hospitais que encerram urgências ao fim de semana, dos índices de pobreza que não desce, dos anúncios de corrupção que sobem a passos largos, da imigração descontrolada, da falta de caráter dos anunciados estadistas que governam o seu país, não pode de forma alguma estar satisfeito com a sua sorte! Acredita nas inverdades das promessas lisonjeiras da estrema direita? Porque não o pode fazer, se levou décadas a ser enganado pelos chamados de sérios…

Como ex-militante Social Democrata, vou-me limitar a fazer uma análise sobre a evolução, para mim negativa, do antes PPD, agora PPD/PSD, aqui nos Açores, minha Região, deixando a análise sobre o Partido Socialista ao critério dos seus seguidores. Sem atraiçoar a sua ideologia, patrocinada pelo seu fundador Francisco Sá Carneiro, digo-vos que me entristece ver um partido com a sua grandeza, o seu histórico e a sua credibilidade, agarrado à insignificância política do CDS/PP ou do PPM, dando-lhes a mão, como se fossem meninos do coro… Só porque no seu entender, o pode manter eternamente no poder! Mais ainda, quando mesmo aflito, se abraça também ao CHEGA, ao ponto de o recomendar a Montenegro… Enquanto isso, Ventura dá saltos de contente, porque habilidosamente o há de estatelar no chão, como fez recentemente com o Partido Socialista.

Para além das alianças a qualquer jeito, o PPD/PSD comete na minha opinião um erro gravíssimo! Recebe os que falsamente se dizem seus apoiantes desde criança e, afasta ou esquece as suas velhas glórias, usando uma linguagem futebolista… Estes são atirados para o canto, porque já não colam cartazes, já não fazem arruadas, são senhores das suas vontades, do seu acreditar, dos seus princípios… Alguns mais frágeis na sua ideologia, não resistem à mudança, outros optam por votar em branco… E assim, a abstenção aumenta, o país estagna e a democracia enfraquece!

Fernando Mendonça

Deixe um comentário