OITO ZONAS BALNEARES DA PRAIA DA VITÓRIA RECEBEM DISTINÇÃO DE QUALIDADE DE OURO DA QUERCUS

Oito zonas balneares do concelho da Praia da Vitória foram distinguidas, este ano, com a bandeira Praia Qualidade de Ouro, atribuída pela associação ambientalista Quercus. A informação foi divulgada ontem, sexta-feira, dia 23, pela Câmara Municipal da Praia da Vitória

As praias dos Biscoitos, Quatro Ribeiras, Escaleiras, Porto Martins, Praia Grande, Prainha, Praia dos Sargentos e Riviera receberam este galardão, que distingue a excelência da qualidade da água balnear com base em dados oficiais resultantes de análises realizadas por laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas.

Citado na referida nota, o Vice-Presidente da autarquia, Ricky Baptista, que tutela o pelouro do Ambiente e dos Serviços Urbanos, destacou a importância da distinção, sublinhando que ela é fruto de “um planeamento direcionado para a sustentabilidade e educação ambiental”, complementado por uma “forte colaboração da sociedade”. O autarca acrescentou ainda que este reconhecimento “comprova o esforço realizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para construir e dinamizar uma estratégia que valoriza e preserva cada uma das suas zonas balneares”.

Segundo a Quercus, para que uma praia possa ser reconhecida com a bandeira Qualidade de Ouro, é necessário que apresente classificação “excelente” da qualidade da água nas últimas cinco épocas balneares, que todos os boletins de análise respeitem os parâmetros da Diretiva Nacional para as águas balneares, e que não tenham sido registadas ocorrências ou avisos de interdição da prática balnear na última época.

Para Ricky Baptista, estas distinções são “um ativo estratégico e diferenciador do concelho”, que deve “ser motivo de orgulho” para todos os cidadãos. O reconhecimento obtido reforça a Praia da Vitória como destino balnear de excelência, não só no contexto regional dos Açores, mas também a nível nacional.

AÇORES

De acordo com a lista oficial da Quercus para 2025, consultada pelo Praia Expresso, a Região Autónoma dos Açores totaliza 64 zonas balneares distinguidas com a bandeira “Praia Qualidade de Ouro”. Abaixo segue o resumo, por ilha e concelho, das praias galardoadas:

ILHA DE SANTA MARIA
Vila do Porto: Anjos; Formosa; Maia; São Lourenço.

ILHA DE SÃO MIGUEL
Ponta Delgada: Forno da Cal; Milícias; Piscina Natural das Portas do Mar; Poças Sul dos Mosteiros; Poços de São Vicente Ferreira / Capelas; Ponta da Ferraria; Pópulo.
Lagoa: Caloura; Piscinas Naturais da Lagoa.
Ribeira Grande: Areal de Santa Bárbara; Calhetas; Poças da Ribeira Grande; Praia dos Moinhos.
Povoação: Morro; Portinho do Faial da Terra; Praia do Fogo (Ribeira Quente).
Vila Franca do Campo: Água d’Alto; Prainha de Água d’Alto; Vinha da Areia.

ILHA TERCEIRA
Angra do Heroísmo: Baía do Refugo; Cinco Ribeiras; Negrito; Salga; Salgueiros; Silveira.
Praia da Vitória: Biscoitos; Escaleiras; Porto Martins; Praia da Riviera; Praia Grande; Prainha; Quatro Ribeiras; Sargentos.

ILHA DO FAIAL
Horta: Almoxarife; Castelo Branco; Conceição; Fajã; Porto Pim; Varadouro.

ILHA DO PICO
Madalena: Baixas; Barca; Cais Mourato; Criação Velha; Madalena; Pocinho; São Mateus.
Lajes do Pico: Lajes (Maré).
São Roque do Pico: Furna de Santo António; Piscina do Cais; Poças de São Roque.

ILHA DE SÃO JORGE
Calheta: Portinhos – Fajã Grande.
Velas: Poça dos Frades; Preguiça – Velas

ILHA DO CORVO
Corvo: Corvo / Areia

ILHA DAS FLORES
Santa Cruz das Flores: Santa Cruz das Flores.
Lajes das Flores: Fajã Grande.

ILHA GRACIOSA
Santa Cruz da Graciosa: Barro Vermelho; Piscina do Carapacho; Praia; Zona Balnear Santa Cruz (Calheta).

Este reconhecimento atesta o compromisso dos municípios açorianos com a preservação ambiental, segurança balnear e qualidade das águas, sendo atribuído apenas às praias que, ao longo de cinco anos consecutivos, apresentam classificação “excelente”, sem registos de interdições ou avisos.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE