
A Escola Secundária Vitorino Nemésio (ESVN), anunciou a abertura de matrículas para o regime de ensino recorrente mediatizado, conforme divulgado recentemente nas suas redes sociais.
Destinada a adultos a partir dos 18 anos e residentes no arquipélago dos Açores, esta oferta educativa permite concluir o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário à distância, através de plataformas digitais. O programa é promovido sob o lema “Investe no teu futuro! Conclui o teu percurso educativo online.”, e está acessível através da página oficial da escola.
O ensino recorrente mediatizado constitui uma resposta educativa flexível, ideal para quem não concluiu a escolaridade obrigatória em idade própria ou pretende melhorar as suas qualificações académicas enquanto concilia outras responsabilidades pessoais ou profissionais. A aposta neste regime tem vindo a crescer nos Açores, representando uma ferramenta essencial de inclusão e desenvolvimento regional.
Este modelo de ensino baseia-se em recursos digitais e acompanhamento docente contínuo, promovendo a autonomia do aluno e permitindo o acesso a uma formação de qualidade a partir de qualquer ponto do arquipélago.
Nos Açores, o ensino recorrente mediatizado é coordenado pelo sistema educativo regional e visa garantir o direito à educação ao longo da vida. Ao facilitar a obtenção de certificações escolares, contribui significativamente para o aumento das qualificações da população, potenciando o sucesso pessoal, a empregabilidade e a participação cívica ativa.
A qualificação de adultos assume-se como um eixo estratégico para o combate à exclusão social e ao abandono escolar, reforçando a coesão social e a competitividade da Região Autónoma dos Açores.
© ESVN | Imagem: ESVN | PE
