APOIOS AOS PEQUENOS NEGÓCIOS NOS AÇORES AUMENTAM PARA 75 MIL EUROS A PARTIR DE JUNHO

O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, anunciou quinta-feira o reforço da linha de apoio aos Pequenos Negócios no âmbito do Sistema de Incentivos Construir 2030, durante uma reunião com a nova direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada. A informação foi divulgada através de nota de imprensa da Secretaria Regional.

Segundo o governante, a partir de 1 de junho, o valor máximo de investimento elegível ao abrigo desta linha passará dos atuais 50 mil euros para 75 mil euros, sendo igualmente melhoradas as condições de sequencialidade, o que permitirá aos empresários apresentarem uma nova candidatura logo após a conclusão da anterior.

Esta reforma intercalar surge na sequência de um processo de auscultação às empresas e associações empresariais em todas as ilhas dos Açores, com o objetivo de ajustar os apoios e os procedimentos de análise das quatro linhas do programa Construir 2030: Pequenos Negócios, Jovem Investidor, Base Económica Local e Negócios Estruturantes.

Duarte Freitas destacou o impacto da linha Pequenos Negócios, considerando-a “uma linha de apoio de inegável sucesso”. De acordo com os dados revelados, até 31 de dezembro de 2024, deram entrada 392 candidaturas a este apoio, num total de 554 no conjunto das quatro linhas.

O governante sublinhou ainda que o modelo açoriano de incentivos tem sido positivamente reconhecido a nível europeu: “Ainda recentemente, em reuniões com a Comissão Europeia, a linha do Construir 2030 foi muito elogiada pela sua capacidade de dar resposta aos pequenos projetos, que são a grande maioria que alavanca a nossa economia.”

Até ao momento, já se encontram aprovados projetos no valor de cerca de 53 milhões de euros no âmbito do Construir 2030, reforçando, segundo Duarte Freitas, o compromisso do Governo Regional com o investimento local e a dinamização económica dos Açores.

© GRA | Foto: JF | PE