AÇORES E DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE ASSINAM ACORDO PARA REFORÇAR COLABORAÇÃO EM SAÚDE

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção Regional da Saúde dos Açores vão assinar um Acordo Geral de Colaboração com o objetivo de estreitar a articulação entre os programas nacional e regional de saúde e desenvolver protocolos específicos adaptados às prioridades da população açoriana. A informação foi divulgada esta sexta-feira através de nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.

A assinatura do acordo terá lugar no próximo dia 29 de maio, em Angra do Heroísmo, no âmbito da iniciativa “Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030 em Movimento”, que pela primeira vez realiza uma paragem fora do território continental, assinalando a integração plena das regiões autónomas no roteiro nacional por uma saúde mais sustentável e próxima das comunidades.

Este será também o momento da primeira visita oficial da Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, à Região Autónoma dos Açores. Segundo a nota, a presença da responsável máxima da DGS reforça “o compromisso com a coesão territorial e a equidade em saúde”.

A iniciativa conjunta da DGS e da Direção Regional da Saúde dos Açores visa, além de promover o PNS 2030, destacar o Plano Regional de Saúde dos Açores 2030, sublinhando a importância de uma atuação integrada e multissetorial para enfrentar os desafios de saúde pública e os seus determinantes ao longo do ciclo de vida.

O evento contará com a participação de representantes institucionais e parceiros regionais, promovendo um espaço de “escuta, partilha, mobilização e compromisso coletivo”, de acordo com a Secretaria Regional.

O Plano Nacional de Saúde 2030 é descrito como um projeto transformador para a década, alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e orientado para uma abordagem inovadora, colaborativa e centrada nas pessoas. O documento apela ao envolvimento ativo de todos — cidadãos, instituições e profissionais — na promoção de uma saúde inclusiva e sustentável que “não deixe ninguém para trás e que proteja o planeta”.

© GRA | Imagem: SRSS | PE