
Quatro clubes do concelho da Praia da Vitória foram distinguidos com a Bandeira da Ética, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A informação foi divulgada esta quarta-feira pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, através de uma nota publicada nas redes sociais.
Os clubes galardoados são a Juventude Desportiva Lajense, o Sport Clube Vilanovense, o Sport Clube Praiense e o Grupo Desportivo dos Biscoitos. Cada uma das instituições foi reconhecida por projetos que promovem a ética, a inclusão e a solidariedade no desporto.
A Juventude Desportiva Lajense foi distinguida pela iniciativa solidária de recolha de bens alimentares, brinquedos e comida. O Sport Clube Vilanovense recebeu o galardão pelo projecto “Avós e Netos de Mãos Dadas”. O Sport Clube Praiense foi reconhecido pelo projecto “Futebol com TODOS – SCP/Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória”. Já o Grupo Desportivo dos Biscoitos foi premiado com o projecto “Para Ser, Não Basta Parecer, Não ao Bullying”.
O Vice-Presidente da autarquia, Ricky J. Baptista, afirmou que os prémios refletem “o papel social, de inclusão e solidariedade que as instituições desportivas concelhias desempenham na comunidade”. Acrescentou ainda que “a essência do desporto vê-se reforçada quando, para além da competição, se incluem os valores da inclusão e solidariedade social, ao mesmo tempo que se potencia o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas”.
A Bandeira da Ética é uma certificação nacional de reconhecimento para clubes, escolas, municípios e organizações que promovem práticas desportivas assentes em princípios éticos e de cidadania.
© CMPV | Imagem: CMPV | PE
