PS/AÇORES DEFENDE OPOSIÇÃO FIRME E RENOVAÇÃO INTERNA APÓS RESULTADOS ELEITORAIS

O Secretariado Regional do Partido Socialista dos Açores reuniu-se esta quinta-feira, em Ponta Delgada, na primeira sessão de trabalho após as eleições legislativas nacionais de 18 de maio, para analisar os resultados eleitorais e a conjuntura política atual, tanto a nível nacional como regional. A reunião e as respetivas conclusões foram comunicadas esta sexta-feira às redações através de comunicado.

No comunicado, o órgão executivo dos socialistas açorianos reconhece que os resultados obtidos pelo partido “ficaram aquém das expetativas” e traduzem “uma mudança relevante na composição da Assembleia da República”. Para o PS/Açores, esta realidade “exige uma reflexão profunda sobre as causas” e “um renovado empenho na procura das melhores soluções para recuperar a confiança da maioria dos nossos concidadãos”.

O partido deixou ainda um alerta claro sobre o atual panorama político nacional, assinalando o crescimento da extrema-direita como “um fenómeno complexo” que se vem acentuando em vários países europeus e que representa “um sinal de alarme para o estado da democracia e para os valores que sustentam o regime democrático”.

Perante este novo quadro, o PS/Açores sublinha a necessidade de afirmar uma “oposição firme, responsável e construtiva”, que se traduza na apresentação de “um projeto alternativo com soluções concretas para os problemas que afetam a vida das famílias e das empresas”, na defesa dos interesses dos Açorianos e no combate à “radicalização do debate público no País e nos Açores”.

Entre as conclusões da reunião destaca-se também a urgência de “abrir o partido à sociedade civil”, promovendo uma renovação que aproxime o PS dos cidadãos, através de uma política de proximidade e do envolvimento das bases partidárias. O partido defende ainda a criação de “novas fórmulas de participação e promoção do envolvimento cívico”, considerando que o contexto político atual exige uma escuta ativa e permanente junto de todos os setores da sociedade açoriana.

No final do encontro, o Secretariado Regional do PS/Açores reiterou o agradecimento a todos os militantes e simpatizantes que participaram na recente campanha eleitoral, reafirmando o compromisso com a construção de “uma alternativa política sólida, credível e comprometida com a autonomia, o desenvolvimento da Região e a melhoria da qualidade de vida das suas populações”.

© PS/A | Foto: PS/A | PE