PROJETOS VENCEDORES DO I9.AÇORES VÃO REPRESENTAR A REGIÃO EM MISSÃO DE EMPREENDEDORISMO A BARCELONA

Os projetos vencedores da edição deste ano do concurso i9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras vão integrar uma missão de empreendedorismo a Barcelona, anunciou esta sexta-feira a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através de uma nota de imprensa. A iniciativa decorreu nos dias 20 e 21 de maio, na Praia da Vitória, e contou com mais de 70 jovens participantes e 40 ideias de negócio apresentadas por estudantes das nove ilhas do arquipélago.

Segundo a Secretária Regional Maria João Carreiro, esta missão internacional visa “estimular o espírito empreendedor dos jovens açorianos, premiando as ideias mais inovadoras e potenciando o contacto com ecossistemas empreendedores de referência”.

O concurso, promovido pela Direção Regional da Juventude, premiou projetos em diferentes categorias de ensino, com os primeiros classificados a garantirem a participação na missão a Barcelona.

Vencedores por categoria:

  • 2.º Ciclo do Ensino Básico
    🥇 “Queijadinha Real” – Escola Básica Integrada de Capelas
    🥈 “Cera Flamejante” – Escola Básica e Secundária de Velas
    🥉 “Qu’Endémicos” – Escola Básica e Secundária do Nordeste
  • 3.º Ciclo do Ensino Básico
    🥇 “CaméliaEssencis” – Escola Secundária Domingos Rebelo
    🥈 “Raízes da Terra” – Escola Básica Integrada da Maia
    🥉 “Doçura das Flores” – Escola Básica e Secundária das Flores
    🏅 Menções honrosas: “Cuidar e Servir” (Casa do Povo de Água de Pau) e “Special Fashion” (Escola Básica e Secundária da Calheta)
  • Ensino Secundário
    🥇 “Praia by Boat” – Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória
    🥈 “Inclusive Canyoning” – Escola Básica e Secundária das Flores
    🥉 “Muuuu no Pico” – Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico
  • Ensino Profissional
    🥇 “Fertazor” – EPROSEC – Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio
    🥈 “Aperinaz & Vilnaz” – Ponte Norte – Escola Profissional da Ribeira Grande
    🥉 Ex aequo: “Sem Sombra” – Escola de Formação Turística dos Açores e “Doce Baía” – Escola Profissional da Horta
  • Ensino Superior
    🥇 “Coletivo Vulca” – Universidade do Minho

A avaliação dos projetos esteve a cargo de um júri composto por personalidades ligadas ao mundo empresarial e do empreendedorismo regional: Eunice Melo, Avelino Ormonde (Biofontinhas), Joana Saavedra (Bambu bicycles), Duarte Pimentel (TERINOV) e Ricardo Reis (Hunt Global).

O concurso i9.Açores é o ponto culminante do trabalho realizado ao longo do ano letivo no âmbito da Academia Empreendedora, um programa de educação não-formal que visa promover competências empreendedoras nos jovens açorianos, através da metodologia learning-by-doing, com conteúdos adaptados a diferentes níveis de ensino e faixas etárias.

© GRA | Foto: DRJ | PE