AO FIM DE UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA, GOVERNO DOS AÇORES REVÊ CERTIFICAÇÃO DA MARCA AÇORES

A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação dos Açores anunciou, através de nota de imprensa divulgada esta quinta-feira, a criação de um Grupo de Trabalho com o objectivo de rever e propor alterações ao processo de certificação da Marca Açores, que assinala este ano dez anos de existência.

Segundo o comunicado oficial, o novo Grupo de Trabalho será constituído por representantes de quatro Secretarias Regionais: Agricultura e Alimentação; Finanças, Planeamento e Administração Pública; Turismo, Mobilidade e Infraestruturas; e Juventude, Habitação e Emprego.

Entre as suas competências, o grupo deverá proceder ao levantamento das necessidades legais e regulamentares associadas à certificação, apresentar uma proposta de alteração ao atual modelo da Marca Açores e delinear a sua futura aplicação. A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação garantirá “todo o apoio técnico, logístico e administrativo necessário ao funcionamento” da equipa, com o propósito de assegurar a boa execução e a transparência do processo.

O executivo regional pretende também envolver várias entidades da sociedade civil e do sector económico nesta revisão, nomeadamente a Federação Agrícola dos Açores, as câmaras de comércio da Região e a Federação das Pescas, entre outras instituições relevantes.

Instituída em 2015, a Marca Açores tem como missão reforçar a identidade territorial dos Açores, promovendo o reconhecimento da origem regional de produtos, serviços e estabelecimentos. Desde então, verificou-se um crescimento significativo tanto no número de empresas aderentes como na atribuição de selos.

Atualmente, estão registadas 308 empresas aderentes à Marca Açores, com mais de oito mil selos atribuídos a produtos e serviços certificados.

Para o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, esta revisão é uma etapa necessária no percurso da marca: “Após dez anos de existência da Marca Açores, este é o momento para avaliar o que se fez até aqui e perceber de que modo podemos potenciar e afirmar melhor os produtos dos Açores com maior identidade”, afirmou o governante citado na nota de imprensa.

A revisão da certificação visa, assim, reforçar a eficácia e visibilidade da Marca Açores, contribuindo para a valorização da produção regional e a consolidação da marca enquanto elemento distintivo no mercado.

© GRA | Imagem: SRAA | PE