PROGRAMA “JOVENS DIGITAIS” COM CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 30 DE JUNHO

As candidaturas à medida 1 do programa “Jovens Digitais”, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego dos Açores, estão abertas até 30 de junho. A iniciativa, criada através da Direção Regional da Juventude, visa capacitar associações juvenis e equiparadas com recursos digitais para a promoção de formação em competências digitais.

Segundo nota de imprensa divulgada ontem pela Secretaria Regional, as associações juvenis, ou com plano de atividades para jovens, podem candidatar-se através do Portal da Juventude, em juventude.azores.gov.pt. A medida 1 do programa destina-se a apoiar a aquisição de computadores portáteis, software e serviços associados, com o objetivo de criar espaços formativos nas sedes das associações.

O apoio assume a forma de cofinanciamento até 95% das despesas elegíveis, com um limite máximo de 8.100 euros por associação. Este montante poderá permitir, por exemplo, a aquisição de até 10 computadores portáteis, com um custo unitário até 750 euros.

O programa “Jovens Digitais” foi apresentado pela Secretária Regional Maria João Carreiro no Dia do Associativismo Jovem, celebrado a 30 de abril no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, durante a segunda edição do “Associativismo Talks”.

Na ocasião, a governante sublinhou a importância do programa, afirmando que este “dará um importante contributo para abrir as sedes das associações juvenis a mais jovens, que podem e devem ali encontrar espaços para o exercício da cidadania, da socialização e da aprendizagem em áreas, como as digitais, que são também um desafio sob o ponto de vista da boa vivência democrática, da participação responsável, plural e inclusiva”.

Além da medida 1, o programa contempla ainda a medida 2, destinada a financiar diretamente a realização de formações de curta duração em competências digitais para jovens. Neste caso, o apoio incide sobre o número de horas de formação – entre 40 e 50 euros por hora – até um total de 2.500 euros por projeto. Serão também comparticipadas despesas com consumíveis, serviços de apoio ou manutenção, até um máximo de 250 euros.

O período de candidaturas à medida 2 será anunciado por despacho da Secretária Regional, a publicar em Jornal Oficial, após o encerramento das candidaturas à medida 1.

No total, uma associação pode beneficiar de um apoio de até 10.850 euros no âmbito do programa “Jovens Digitais”.

© GRA | Imagem: SRJHE | PE