
A Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com um projeto de modernização e reforço da segurança digital da sua infraestrutura informática, no valor de 289 mil euros, totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A iniciativa, intitulada “Praia da Vitória: +Segura+Digital”, foi aprovada no âmbito do programa SIMA+Local – Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa para a Administração Pública Local, que visa promover uma Administração Pública mais eficiente.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada esta quarta-feira pela Autarquia, o projeto pretende adaptar a rede informática e os serviços digitais municipais aos atuais desafios da cibersegurança, assegurando simultaneamente a proteção dos dados geridos pela Câmara.
A Presidente da Câmara Municipal, Vânia Ferreira, sublinha que esta é uma aposta com impacto direto no serviço ao cidadão. “Este projeto contempla equipamentos de última geração, sistemas de backup automatizados e redundantes, entre outros mecanismos e instrumentos de cibersegurança. Ao mesmo tempo, inclui formação contínua para as equipas técnicas municipais na área da cibersegurança, para que possam facilmente identificar e prevenir situações de insegurança digital”, afirma.
Com este investimento, a Autarquia pretende garantir maior resiliência da infraestrutura tecnológica, promovendo uma operação mais segura, eficiente e alinhada com as exigências crescentes do contexto digital atual.
O “Praia da Vitória: +Segura+Digital” é financiado pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia, e integra-se no esforço nacional e europeu de modernização da administração pública, com enfoque na digitalização e na proteção de sistemas e dados públicos.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
