FRANCISCO LIMA É O CANDIDATO DO CHEGA À CÂMARA DA PRAIA DA VITÓRIA

O líder do Chega nos Açores, José Pacheco, anunciou Francisco Lima como o candidato do partido à Câmara Municipal da Praia da Vitória, numa conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, na cidade da Horta. A informação foi avançada pela agência Lusa.

Francisco Lima junta-se assim à lista de candidatos autárquicos do Chega nos Açores, que inclui também José Pacheco para Ponta Delgada e Olivéria Santos para Lagoa. A escolha de Lima para concorrer à presidência da autarquia da ilha Terceira surge num momento em que o partido pretende reforçar a sua presença no poder local, após os resultados obtidos nas legislativas nacionais.

O anúncio das candidaturas foi feito por José Pacheco durante a apresentação do nome da deputada que irá substituir Francisco Lima na Assembleia da República. Na ocasião, o líder regional expressou confiança no sucesso dos candidatos escolhidos: “Eu espero ganhar Ponta Delgada. É com este intuito que me vou candidatar. Como espero que a Olivéria vença na Lagoa e o Francisco Lima na Praia da Vitória”.

A candidatura de Pacheco à Câmara de Ponta Delgada coloca-o em confronto direto com o atual presidente Pedro Nascimento Cabral (coligação PSD/CDS-PP/PPM), com a socialista Isabel Rodrigues e com Sónia Nicolau, que concorre por um movimento de independentes.

“Penso que sou o único líder que se vai candidatar a uma autarquia, dando o corpo às balas, porque é assim que temos de estar na política, com espírito de missão e disponibilidade, servindo as pessoas”, disse José Pacheco que se manifestou motivado para abraçar o desafio autárquico, sublinhando o espírito de missão com que encara a política. Pacheco explicou ainda que não foi feito um anúncio formal da sua candidatura anteriormente devido à proximidade das eleições legislativas.

José Pacheco, que acumula funções como deputado e presidente do grupo parlamentar do Chega no parlamento regional, afirmou que quer ser “a voz das pessoas”, sobretudo das zonas mais esquecidas de Ponta Delgada. Sublinhou ainda bandeiras como o combate à subsidiodependência e à crise habitacional, causas que considera prioritárias para o partido.

Francisco Lima é o segundo nome oficialmente apresentado como candidato à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória. O primeiro candidato confirmado foi Marco Martins, secretário coordenador do PS/Praia da Vitória e atual vereador sem pelouro na autarquia. Apesar de ainda não ter sido formalizada a sua candidatura, tudo aponta para que a atual presidente da Câmara, Vânia Ferreira, se recandidate a um segundo mandato. Esta possibilidade ganha força tendo em conta que a Comissão Política Regional do PSD/Açores definiu como princípio orientador a recandidatura de todos os autarcas em funções que não estejam legalmente impedidos de concorrer, nos termos da lei de limitação de mandatos.

Num exercício meramente académico, a projeção dos resultados das eleições legislativas do último domingo para o contexto das eleições autárquicas deste ano indicaria a formação de um executivo municipal minoritário. A coligação PSD/CDS-PP elegeria três vereadores, enquanto o Partido Socialista e o Chega conquistariam dois mandatos cada um, resultando numa composição do executivo sem maioria absoluta.

© Lusa | Foto: CH/A | PE