ELEIÇÕES PARA O CONSELHO DA DIÁSPORA AÇORIANA COM 19 CANDIDATOS OFICIALMENTE ANUNCIADOS

A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades anunciou quarta-feira, através de nota de imprensa, os 42 candidatos que concorrem à eleição de 19 representantes da diáspora açoriana para o mandato 2025-2029 do Conselho da Diáspora Açoriana.

O processo, promovido pela Direção Regional das Comunidades, abrange os principais territórios de presença açoriana: Bermuda (1 representante), Estados Unidos da América (5), Canadá (5), Brasil (5), Uruguai (1), Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira (1) e o restante mundo (1).

Segundo o comunicado, a plataforma Açorianos no Mundo foi a base para as candidaturas, votação e validação de dados, assegurando um processo inteiramente digital. Os açorianos residentes fora do arquipélago puderam inscrever-se, apresentar candidaturas e exercer o seu direito de voto até 18 de maio, desde que registados e validados no sistema.

Entre os nomes divulgados figuram, por exemplo, Richard George da Silva Ambrósio (Bermuda), Zeto Nuno Melo Carvalho (Califórnia, EUA), Matthew Jay Fidalgo Correia (Ontário, Canadá), Hugo Desio Ormonde Rocha (Rio de Janeiro, Brasil) e Sofía Lilí Quintana Ruiz (Uruguai). Para representar o território nacional fora da Região Autónoma dos Açores concorrem Rui Manuel de Medeiros Melo Silva e Fernando Melo de Souza. Já Tiago Augusto Garcia Domingues é candidato pelo resto do mundo.

A fase de submissão das candidaturas decorreu de 1 a 10 de abril. A lista de candidatos foi divulgada a 15 de abril, data que marcou igualmente o início da campanha eleitoral. A votação decorreu entre abril e maio, sendo os votos contabilizados digitalmente, num sistema que, segundo o comunicado, é “seguro e acessível a partir de qualquer parte do mundo”.

Após o encerramento da votação, os resultados serão validados pela Comissão Eleitoral e homologados pelo Governo Regional. Em caso de empate numa região, está prevista uma segunda volta, a realizar entre os dias 28 e 30 de maio de 2025.

O Conselho da Diáspora Açoriana foi criado em 2019 com o objetivo de reforçar os laços entre os Açores e as suas comunidades emigradas, permitindo a auscultação e participação ativa da diáspora em matérias relevantes para o desenvolvimento da Região Autónoma. Os eleitos terão um mandato de quatro anos, entre 2025 e 2029.

Mais informações e o acompanhamento de todas as fases do processo eleitoral estão disponíveis na plataforma oficial: acorianosnomundo.azores.gov.pt.

© GRA | Imagem: DRCom | PE