
A Expo Açores Artesanato Santo Cristo 2025 tem início esta sexta-feira, 23 de maio, em Ponta Delgada, no âmbito das festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, dando assim o pontapé de saída à nova temporada de feiras regionais de artesanato promovidas pelo Governo Regional dos Açores.
Segundo nota de imprensa divulgada hoje pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, o evento é organizado através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) e contará com a presença de 54 artesãos de várias ilhas, incluindo 21 Unidades Produtivas Artesanais com produtos certificados pela marca coletiva “Artesanato dos Açores”.
A mostra integra-se na Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores (FICSA), promovida pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, e terá lugar na Alameda Pavilhão do Mar, nas Portas do Mar. A feira estará aberta ao público entre os dias 23 e 29 de maio, com horários que variam entre as 16h00 e as 00h00 nos dias de maior afluência e até às 23h30 nos restantes.
A edição deste ano reúne uma diversidade de expressões artesanais, incluindo bordados, rendas, têxteis, cerâmica figurativa, escamas de peixe, osso de baleia, presépios de lapinha, bijuteria, brinquedos tradicionais, registos religiosos, bem como doçaria, mel e confeitaria artesanal. A variedade de materiais — desde fibras vegetais, ferro e estanho até madeira, vidro e conchas — reflete a riqueza e autenticidade da identidade cultural açoriana.
A Expo Açores Artesanato continuará a sua digressão pelas principais festividades de verão do arquipélago. Estão já confirmadas as seguintes datas:
Sanjoaninas, na Terceira: 20 a 29 de junho
Semana Cultural das Velas, em São Jorge: 1 a 6 de julho
Festas da Calheta, também em São Jorge: 10 a 14 de julho
Festas da Praia, na Terceira: 1 a 11 de agosto
Semana do Mar, no Faial: 1 a 10 de agosto
Senhor Santo Cristo dos Milagres, na Graciosa: 7 a 12 de agosto
Semana dos Baleeiros, no Pico: 25 a 31 de agosto
E, a fechar o calendário, a Feira de Natal, de 27 de novembro a 1 de dezembro, em São Miguel.
A Secretaria Regional destaca que este ciclo de eventos visa “dinamizar o sector artesanal açoriano e aproximar o público das suas raízes culturais e identitárias”, promovendo simultaneamente o reconhecimento do selo “Artesanato dos Açores”, que atesta a autenticidade e qualidade das produções regionais.
A entrada no evento é livre e a organização convida residentes e visitantes a explorar e valorizar o que de melhor se faz artesanalmente em todas as ilhas do arquipélago.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
