
O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, anunciou o lançamento de um concurso público para a aquisição de 19 viaturas de Auto Comando Tático, num investimento superior a 800 mil euros, com o objetivo de reforçar e uniformizar os meios de comando operacional dos corpos de bombeiros em todo o arquipélago dos Açores.
A informação foi avançada durante a cerimónia comemorativa do 113.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, que decorreu a 16 de maio, e contou com a presença do Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Rui Andrade. A nota de imprensa, hoje divulgada pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, destaca o simbolismo da cerimónia e o compromisso dos bombeiros faialenses com a missão de servir a população.
Segundo Alonso Miguel, “os veículos a adquirir serão distribuídos pelos 17 corpos de bombeiros dos Açores, ficando duas viaturas afetas ao SRPCBA, assegurando a uniformização dos meios de comando em todo o arquipélago”. As novas viaturas estarão equipadas com material específico para a instalação de postos de comando iniciais, melhorando significativamente a capacidade de coordenação e gestão das operações de socorro no terreno.
O governante considerou que este investimento representa “um salto qualitativo e quantitativo ao nível do comando de operações de socorro na Região”, contribuindo para “a proteção e o bem-estar da população açoriana”.
A nota oficial lembra ainda que este concurso se insere num esforço mais alargado de modernização e reforço da capacidade operacional dos bombeiros dos Açores, que já inclui a adjudicação de cerca de 4,3 milhões de euros para a aquisição de nove viaturas pesadas e nove ambulâncias de socorro, bem como a compra de equipamentos de proteção individual num valor superior a 500 mil euros.
Alonso Miguel reiterou o compromisso do Executivo com a valorização da atividade de bombeiro e a capacitação do Sistema Regional de Proteção Civil, destacando medidas como a criação do Modelo de Financiamento das Associações Humanitárias, a aprovação do novo Estatuto Social do Bombeiro Voluntário e a recente valorização salarial que, através da Portaria para as Condições de Trabalho, representou um aumento superior a 100 euros mensais na base da carreira.
© GRA | Foto: SRAAC | PE
