GOVERNO REGIONAL APOIA FORMAÇÃO EM PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES NAS ILHAS DE SÃO MIGUEL E TERCEIRA

A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, assinou esta semana os contratos de financiamento para a realização dos Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) em 2025, nas ilhas de São Miguel e Terceira. A informação foi divulgada através de uma nota de imprensa publicada sexta-feira.

Segundo o comunicado oficial, as entidades responsáveis pela dinamização dos cursos são a CRESAÇOR – Gabinete de Apoio a Migrantes, presidido por Artur Martins, que assegura a formação em São Miguel, e a AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, presidida por Leoter Viegas, que organiza o curso na ilha Terceira. A cerimónia de assinatura teve lugar em Ponta Delgada e contou com a presença do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.

Os cursos destinam-se a cidadãos estrangeiros, maiores de idade, residentes na Região Autónoma dos Açores, cuja língua materna não é o português. O principal objetivo é promover a integração plena destes imigrantes na sociedade açoriana, contribuindo para a sua valorização pessoal e profissional.

Na ilha Terceira, o curso arrancou a 17 de março, em horário pós-laboral, com a participação de 20 formandos de nove nacionalidades distintas: Estados Unidos da América, Rússia, Ucrânia, Finlândia, Irão, Bangladesh, Países Baixos, Filipinas e Espanha. As idades dos participantes variam entre os 24 e os 76 anos.

Já em São Miguel, a formação teve início a 7 de abril e conta igualmente com 20 participantes oriundos de nove países, incluindo Bielorrússia, Colômbia, EUA, Índia, Itália, Países Baixos, Suíça, Sri Lanka e Ucrânia. Neste grupo, os formandos têm entre 22 e 57 anos.

Os cursos são promovidos em articulação com a Direção Regional da Educação e Administração Educativa e estão regulados pela Portaria n.º 49/2012, de 27 de abril, alterada e republicada pela Portaria n.º 56/2014, de 19 de agosto.

© GRA | Imagem: SRAPC | PE