
A Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum, inaugurou o III Encontro de Ciência e Tecnologia das Lajes do Pico, sublinhando a importância da educação científica como alicerce fundamental para o desenvolvimento da comunidade local. A autarca afirmou que “apostar no desenvolvimento qualificado dos nossos jovens é o grande pilar da construção de uma melhor sociedade”.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pelo Município na passada quinta-feira, Ana Brum destacou o evento como “um verdadeiro palco de promoção da ciência e inovação”, com impacto direto na formação de “mentalidades colaborativas e transformadoras”. A Presidente reforçou a confiança no trabalho desenvolvido pelas escolas e profissionais de educação do concelho: “Acreditamos e confiamos no empenho dos agentes educativos do concelho, em prol da edificação de uma comunidade mais qualificada.”
O programa do Encontro, descrito como diversificado e de elevada qualidade, abrange temas de ponta como medicina aeroespacial, biomateriais, inteligência artificial, programação, saúde 5.0 e alimentação saudável. A Presidente considerou esta oferta “de excelência” e realçou o seu valor no estímulo à aprendizagem colaborativa.
Foram ainda partilhados exemplos concretos de aplicações científicas, como o uso de proteínas do leite na biotecnologia, a realidade virtual em contexto médico e os benefícios do chá verde para a saúde. “Todos estes exemplos servem acima de tudo para demonstrar que aliar a ciência à saúde cumpre um grande desígnio: fazer com que os sistemas de saúde sejam cada vez mais pró-ativos”, afirmou Ana Brum.
A intervenção terminou com o agradecimento a todos os que contribuíram para a concretização do evento e com a reafirmação do compromisso do Município com o futuro da educação: “Juntos demonstramos assumir o desafio de transformar os cenários da formação clássica (…), valorizando a motivação dos alunos para aprender e para sonhar.”
O III Encontro de Ciência e Tecnologia das Lajes do Pico teve a duração de três dias e colocou a ciência no centro do diálogo educativo e comunitário.
© CMLP | Foto: CMLP | PE
