
O coordenador regional da Iniciativa Liberal (IL) e cabeça de lista pelo círculo dos Açores às eleições legislativas de 18 de Maio, Hugo Almeida, criticou duramente o que considera ser o abandono dos serviços do Estado na Região, nomeadamente ao nível das infraestruturas e da gestão de recursos humanos.
Em nota de imprensa enviada ontem às redações pela IL/Açores, Hugo Almeida afirmou que “o Estado é reativo e sem visão, sem planeamento estratégico e sem cultura de manutenção preventiva”, após visitar o Tribunal da Ribeira Grande.
O candidato liberal denunciou a “evidente falta de cultura de manutenção preventiva” dos edifícios públicos e apontou ainda a escassez de recursos humanos como um fator que “contribui para o desgaste dos profissionais da Justiça e para os atrasos nos processos, quando o que se exige é uma Justiça célere e eficaz”.
Hugo Almeida argumenta que a falta de planeamento leva a intervenções mais dispendiosas, por serem feitas apenas quando os problemas já se tornaram graves. “O estado dos edifícios da justiça mostra que o Estado é reativo e sem visão, encarecendo sempre aquilo que são depois as intervenções necessárias”, reforçou.
Em campanha pelos concelhos da Ribeira Grande e de Ponta Delgada, Hugo Almeida reuniu-se ainda com a nova direção da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, onde defendeu “a urgência de se implementarem processos mais ágeis, desburocratizados e simplificados”.
O cabeça de lista da IL insistiu também na necessidade de uma menor carga fiscal sobre as empresas, afirmando que isso permitiria pagar melhores salários e atrair investimento. “Com mais liberdade económica e menos peso do Estado, conseguimos criar mais riqueza, gerar oportunidades e dar aos jovens razões concretas para ficarem na nossa Região”, declarou.
A campanha liberal termina esta sexta-feira com reuniões com a Clínica do Bom Jesus e com a Reitora da Universidade dos Açores, culminando num jantar com membros e simpatizantes em Ponta Delgada.
A lista da IL pelos Açores é encabeçada por Hugo Almeida, e integra nomes como Pedro Ferreira, Renata da Ribeira, Diogo Mota Melo, Margarida Lopes de Sousa, Sara Almeida Carneiro, Tiago Correia Melo, Rúben Costa Reis e Armanda Botelho Oliveira.
© IL/A | Foto: IL/A | PE
