PRESIDENTE DA ALRAA ENALTECE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS AÇORIANOS NO PARLAMENTO DOS JOVENS

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, felicitou terça-feira os alunos do ensino básico que representaram o Círculo dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, realizada nos dias 12 e 13 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.

Num contacto telefónico com os docentes acompanhantes dos estudantes açorianos, Luís Garcia destacou o “empenho, maturidade e qualidade” demonstrados pelos jovens no debate dedicado ao tema “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”, de acordo com a nota de imprensa divulgada pela ALRAA.

“Quero deixar-vos uma palavra de profundo reconhecimento pelo excelente trabalho que desenvolveram com os nossos alunos. (…) É com este tipo de participação que se constrói uma cidadania ativa e responsável nos Açores”, afirmou o Presidente do Parlamento açoriano durante a chamada.

No primeiro dia da sessão nacional, oito alunos das escolas EB 2,3/S Cardeal Costa Nunes, Colégio do Castanheiro, EB 2,3/S de Velas e EB 1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas participaram nos trabalhos em sede de comissão, onde debateram o projeto de resolução regional aprovado a 17 de março, na sede da ALRAA, na Horta.

O segundo e último dia ficou marcado pela realização do Plenário dos Jovens, que teve a abertura solene a cargo do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco. No entanto, devido à atual dissolução do Parlamento nacional, não se realizou a habitual ronda de perguntas aos deputados da Assembleia da República.

A recomendação aprovada pelos jovens deputados em plenário será agora apreciada pela comissão parlamentar com competência na área da educação, e as medidas adotadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares no seu seguimento serão posteriormente divulgadas na página oficial do Parlamento dos Jovens.

A edição deste ano contou com a participação de 132 alunos, oriundos de 66 escolas selecionadas nas sessões distritais e regionais, bem como de escolas representantes dos Círculos da Europa e Fora da Europa, acompanhados pelos seus professores e por 64 jovens jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem.

© ALRAA | Fotos: ALRAA | PE