GOVERNO DOS AÇORES ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS NA PROTEÇÃO CIVIL

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu esta segunda-feira à cerimónia oficial da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo (AHBVVFC), onde anunciou novos investimentos no reforço da Proteção Civil da Região, reafirmando o compromisso do Executivo com a valorização dos bombeiros e das suas corporações.

De acordo com a nota de imprensa enviada às redações pelo Governo Regional, Bolieiro destacou o “profissionalismo” e a “dedicação” dos bombeiros voluntários, a quem dirigiu palavras de reconhecimento: “O vosso trabalho voluntário tem o profissionalismo de quem assume, com coragem e dedicação, a missão de dar vida por vida”.

No âmbito do plano de renovação da frota de veículos de emergência, o líder do Governo revelou que será entregue até ao final de 2025 um novo autotanque pesado à AHBVVFC, num investimento de 340 mil euros. O concurso já foi adjudicado e os veículos encontram-se atualmente em fase de transformação.

José Manuel Bolieiro adiantou ainda que está a ser preparado um concurso para a aquisição de 19 viaturas de alto comando, a distribuir por todas as corporações de bombeiros dos Açores. Estes veículos serão equipados com sistemas de comunicação e coordenação operacional, reforçando assim a capacidade de resposta em situações de emergência.

Na cerimónia, que incluiu a mudança oficial do comando da corporação – com Tiago Santos a assumir como Comandante, Marco Batista como 2.º Comandante e Vasco Curvelo como Adjunto de Comando – Bolieiro desejou sucesso à nova liderança e garantiu o apoio contínuo do Governo Regional ao trabalho da associação.

Durante o evento foram também entregues distinções honoríficas, promovidos elementos da escola de infantes e cadetes, e celebradas as contribuições individuais e colectivas para o serviço público.

O Presidente do Governo dos Açores lembrou ainda outras medidas já implementadas pelo Executivo para apoiar os bombeiros, como a revisão salarial, o novo estatuto social, a comparticipação em 50% das despesas de Atividades de Tempos Livres (ATL) para bombeiros em serviço regular, e a bonificação do tempo de serviço para efeitos de reforma.

“O meu fazer é de acordo com a equidade no tratamento de todos. Enquanto responsável político e enquanto cidadão, sinto o dever de valorizar quem se entrega ao serviço do bem comum”, afirmou Bolieiro, acrescentando que “cada associação humanitária dos bombeiros voluntários na Região é uma instituição de merecimento e louvor diário”.

A cerimónia contou com a presença de várias entidades, incluindo o Presidente da AHBVVFC, Rui Carvalho e Melo, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues – cuja colaboração com a associação foi destacada por Bolieiro – bem como representantes do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e da Federação dos Bombeiros dos Açores.

© GRA | Foto: MM | PE