
Foi apresentado quarta-feira, 07, na Câmara Municipal de Lisboa, o livro “Rabo de Peixe – Toda a Verdade”, da autoria de Rúben Pacheco Correia, que revela os factos reais que inspiraram a série de sucesso com o mesmo nome. A obra, resultado de uma investigação de dois anos, reconstitui o caso verídico do naufrágio de um barco que transportava mais de 700 quilos de cocaína, ocorrido em 2001 ao largo da costa norte da ilha de São Miguel.
De acordo com a nota de imprensa enviada às redações pela Hunt Global, o lançamento contou com a presença de várias personalidades nacionais e regionais, entre as quais o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e o comentador político Luís Marques Mendes, autor do prefácio do livro.
Durante o evento, José Eduardo Moniz anunciou que a história contada na obra será adaptada a um documentário a estrear na TVI, com possível difusão internacional. “Queremos que o público mais abrangente possível também possa conhecer a história real que aqui é contada, nomeadamente através de parceiros internacionais nossos”, afirmou o administrador da estação televisiva.
Rúben Pacheco Correia, conhecido como empresário, comentador televisivo e autor de livros de gastronomia e literatura infantil, estreia-se agora na investigação jornalística com esta obra, que descreve como “uma carta de amor” à sua terra natal. “A verdade custa mais a aceitar e encontrar, mas o que podemos concluir desta história é que ela supera sempre a ficção”, afirmou o autor, que acompanhou as pistas do caso até Itália e Brasil, para seguir os passos de Antonino Quinci, o traficante italiano que terá estado no centro do episódio que marcou a vila açoriana.
Durante a cerimónia, José Manuel Bolieiro salientou a importância de combater os estereótipos associados à localidade de Rabo de Peixe: “A temática da série televisiva e do livro, que tem a ver com droga, tráfico e toxicodependência, não é exclusiva de Rabo de Peixe, nem dos Açores, nem de Portugal. É do mundo inteiro.”
O livro “Rabo de Peixe – Toda a Verdade” é editado pela Contraponto.
RUBEN PACHECO CORREIA
Rúben Pacheco Correia é uma figura multifacetada do panorama mediático e cultural regional e nacional, natural da vila açoriana de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande. Reconhecido pelo grande público enquanto empresário, cronista e comentador televisivo, Pacheco Correia tem-se destacado nos últimos anos pela sua presença regular em programas de televisão e pela produção literária diversificada, que inclui obras de gastronomia, livros infantis e, mais recentemente, uma incursão pela escrita de investigação, conforme acima descrito.
Para além da escrita, Rúben Pacheco Correia tem vindo a afirmar-se como um promotor da cultura e da identidade açoriana, sendo um rosto conhecido da televisão portuguesa, tanto na área do comentário como da divulgação cultural e gastronómica. É autor de livros como “As receitas lá de casa” e “O menino que queria ver o mar”, onde alia a sensibilidade pessoal ao desejo de preservar e partilhar o património insular.
A biografia de Rúben Pacheco Correia cruza, assim, as dimensões de comunicador, autor e investigador, sempre com os Açores no centro da sua narrativa pública e do seu compromisso pessoal com a verdade e a valorização da identidade açoriana.
© Hunt Global | Foto: Hunt Global | PE
