
A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM) e em parceria com o programa Blue Azores, lançou sexta-feira a Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas 2025, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar, que se assinala a 20 de maio. A iniciativa, aberta a toda a comunidade açoriana, visa reforçar a proteção do ecossistema costeiro e da vida marinha, através da remoção de resíduos acumulados no ambiente marinho.
Segundo a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional, estão já previstas 25 ações de limpeza em várias ilhas durante o mês de maio. Os dados mais recentes do relatório de avaliação ambiental das águas marinhas dos Açores, realizado no âmbito da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM), revelam que a abundância de macrolixo nas praias da Região continua a exceder o limite europeu de referência, com uma mediana de 50 itens por 100 metros de praia, mais do que o dobro do limite recomendado de 20 itens.
Entre 2016 e 2023, os resíduos plásticos representaram 84% do lixo recolhido nas zonas costeiras açorianas, sendo os fragmentos mais pequenos (com menos de 2,5 cm) os mais comuns. “Estes materiais não só degradam a paisagem como têm impactos significativos na vida selvagem marinha”, alerta o comunicado, referindo exemplos como a ingestão de plástico por aves marinhas, como o cagarro, ou o emaranhamento de tartarugas e cetáceos.
A campanha, além do impacto ambiental direto, contribuirá também para os objetivos dos projetos LIFE IP AZORES NATURA e CircularOcean, e será integrada no reporte internacional da DQEM e da Convenção OSPAR, consolidando o papel dos Açores na proteção do Atlântico Nordeste.
A população pode participar organizando ações próprias, preferencialmente em zonas da Rede Natura 2000, ou juntando-se a iniciativas já programadas por escolas e associações locais. Todos os eventos serão divulgados no portal governamental sobre lixo marinho. Os participantes são ainda convidados a registar o tipo e peso dos resíduos recolhidos em http://www.lixomarinho.azores.gov.pt.
As inscrições para novas ações podem ser feitas através do formulário disponível online ou pelo contacto de email lixomarinho@azores.gov.pt.
© GRA | Foto: SRMP | PE
