
O candidato da Coligação PSD/CDS/PPM pelos Açores às eleições legislativas nacionais, Francisco Pimentel, destacou quinta-feira os investimentos promovidos pelo Governo da República, liderado por Luís Montenegro, no concelho da Praia da Vitória, com especial enfoque no Porto Comercial local. A afirmação foi feita durante uma visita ao Porto da Praia da Vitória, acompanhada pelo cabeça de lista da coligação, Paulo Moniz.
Segundo a nota de imprensa divulgada pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores, Francisco Pimentel salientou que os investimentos feitos na infraestrutura portuária representam “a passagem das palavras aos atos”, apontando a aquisição de uma nova grua, num investimento de 4,4 milhões de euros, e a requalificação do terminal multiusos como elementos concretos de desenvolvimento para a ilha Terceira.
O social-democrata sublinhou que os apoios atribuídos pelo atual Governo da República contrastam com as promessas não concretizadas pelo anterior executivo do PS. “Houve uma clara diferença de postura deste Governo da República em relação aos Açores, nomeadamente em investimentos que eram prometidos há muito tempo e que não estavam realizados”, afirmou.
Francisco Pimentel recordou ainda que “foram garantidos 100 milhões de euros de investimento para o concelho da Praia da Vitória”, destacando obras fundamentais como a ampliação e modernização do Aeroporto das Lajes, com um investimento de 40 milhões de euros (34 milhões provenientes do Fundo de Coesão), e a remodelação da Placa Charlie e dos Taxiways Alfa e Bravo, com um total de 10 milhões de euros, dos quais 8,5 milhões também financiados pelo mesmo fundo europeu.
O candidato da coligação realçou ainda o financiamento, através do Fundo Ambiental, para o sistema de captação e distribuição de água, apontando este exemplo como a concretização de uma promessa anteriormente feita pelo PS e que, segundo Pimentel, apenas agora se tornou realidade com a intervenção do atual executivo.
“Vive-se um momento de garantias face a projetos essenciais para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das infraestruturas essenciais nos Açores”, concluiu Francisco Pimentel.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
