
Hugo Almeida, cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo círculo dos Açores às eleições legislativas de 18 de maio, dedicou um dia de campanha à agricultura regional, defendendo a necessidade urgente de desburocratizar o setor como um dos principais eixos para o seu desenvolvimento.
De acordo com a nota de imprensa divulgada hoje pela IL/Açores, o candidato iniciou o dia com uma visita ao Mercado Agrícola de Santana, prosseguindo com uma reunião com Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Federação Agrícola dos Açores. O encontro permitiu, segundo a IL, “uma partilha franca de preocupações e diagnósticos comuns sobre o setor”.
Hugo Almeida destacou a “diversidade e qualidade dos produtos locais”, reconhecendo o “caráter inovador de muitos deles, com elevado valor acrescentado e potencial de exportação”. No entanto, sublinhou que os desafios que se colocam à agricultura nos Açores passam, sobretudo, “pela necessidade de desburocratização, valorização da produção local e aposta no crescimento económico sustentado”.
Para o coordenador regional da IL, a agricultura “é um setor estratégico para os Açores” e deve ser apoiada com políticas “centradas na liberdade, responsabilidade e eficiência”.
A Iniciativa Liberal apresenta uma lista com nove candidatos pelos Açores às eleições legislativas antecipadas. Além de Hugo Almeida, gestor de projetos, integram a candidatura Pedro Ferreira (jornalista), Renata da Ribeira (professora), Diogo Mota Melo (gestor de empresas), Margarida Lopes de Sousa (estudante do ensino superior), Sara Almeida Carneiro (diretora financeira e administrativa), Tiago Correia Melo (marketeer), Rúben Costa Reis (bancário) e Armanda Botelho Oliveira (assistente social).
A Iniciativa Liberal reitera, na mesma nota, que continuará a dar voz aos agentes do setor agrícola e a propor soluções que reduzam os entraves administrativos à produção e inovação.
© IL/A | Foto: IL/A | PE
