PS/AÇORES REAFIRMA COMPROMISSOS COM FAIAL E ACUSA GOVERNO DE RECUAR EM MATÉRIAS QUE ANTES CRITICAVA

O líder do PS/Açores e cabeça-de-lista às eleições legislativas de 18 de maio, Francisco César, reafirmou segunda-feira, no Faial, os compromissos “inegociáveis” do Partido Socialista com os Açores, com destaque para as Obrigações de Serviço Público (OSP) e a ampliação da pista do Aeroporto da Horta.

Em declarações proferidas num comício na ilha, e divulgadas em Nota de Imprensa pelo partido, Francisco César lamentou que temas estruturantes para a mobilidade e desenvolvimento do arquipélago tenham sido desvalorizados pelos partidos que compõem a atual maioria. “As Obrigações de Serviço Público são uma prioridade e é importante que elas sejam resolvidas”, afirmou, recordando que “tudo aquilo que criticavam ao Partido Socialista passou a ser ofensivo quando é colocado da nossa parte”, agora que estão no Governo.

Relativamente à pista do Aeroporto da Horta, o líder socialista açoriano reiterou que o PS já havia incluído no Orçamento do Estado uma norma que assumia o compromisso da ampliação da infraestrutura. “Comprometemo-nos com o projeto e cumprimos”, frisou, acrescentando que propostas socialistas em defesa da Região foram rejeitadas com os votos contra do PSD e dos dois deputados eleitos pelos Açores.

“Depois de tantas acusações de que o PS não defendia o Faial, com o maior descaramento possível, estas propostas foram rejeitadas. E agora, o candidato da AD visitou o aeroporto e falou de tudo, menos da ampliação da pista. Silêncio total, talvez por vergonha”, criticou Francisco César.

No mesmo discurso, o socialista destacou o empenho do partido na revisão das OSP de carga e mercadorias, propondo um modelo que assegure “regularidade, previsibilidade, acessibilidade” e evite qualquer tipo de discriminação entre ilhas.

O líder do PS/Açores encerrou a intervenção com uma reafirmação dos compromissos do partido com a autonomia regional, a melhoria dos serviços públicos e a concretização da Lei do Mar. “Temos a palavra do Secretário-Geral do PS de, na próxima legislatura, fazer uma lei que defenda verdadeiramente os direitos dos Açores”, garantiu.

Francisco César concluiu sublinhando que o compromisso do PS “mantém-se firme com o desenvolvimento da Região, com a nossa autonomia e com os serviços e infraestruturas essenciais para as ilhas”.

© PS/A | Foto: PS/A | PE