
A cidade da Horta, na ilha do Faial, acolhe de hoje até 9 de maio o exercício “ATLANTIC POLEX.PT 2025”, uma operação de grande escala dedicada à resposta a incidentes de poluição no meio marinho, promovida pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional (AMN). A informação foi avançada através de uma nota de imprensa divulgada ontem no site da AMN.
O exercício baseia-se na simulação de uma colisão entre dois navios mercantes ao largo do porto da Horta, incidente fictício que dará origem a um incêndio, um rombo no casco com consequente derrame de fuelóleo, além de um ferido e um náufrago. De acordo com a AMN, o cenário irá provocar a dispersão de duas grandes manchas de poluição, uma das quais deverá atingir a Praia do Porto Pim, a marina da Horta e as zonas ecologicamente sensíveis em torno do Monte da Guia, afetando também pesqueiros e atividades turísticas locais.
Será ainda simulado um segundo incidente: um derrame significativo de fuelóleo no interior do porto da Horta, provocado por uma avaria no sistema de reabastecimento de combustível de um navio.
O “ATLANTIC POLEX.PT 2025” tem como principal objetivo testar o plano nacional de contingência para situações de poluição marítima e reforçar a coordenação operacional entre diferentes entidades. A Autoridade Marítima Nacional coordenará o exercício em articulação com a Marinha Portuguesa, a Força Aérea Portuguesa, a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e os países signatários do Acordo de Lisboa — França, Espanha e Marrocos.
Paralelamente às ações no terreno, está agendado para o dia 8 de maio, às 14h00, um seminário subordinado ao tema “Preservação do meio marinho”, que decorrerá no Auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga. A iniciativa, aberta ao público, poderá também ser acompanhada online através das redes sociais da AMN.
No último dia do exercício, 9 de maio, serão executadas várias ações práticas de combate à poluição, tanto em terra como no mar, com o envolvimento de múltiplos meios operacionais.
Segundo a nota de imprensa, o “ATLANTIC POLEX.PT” realiza-se anualmente e visa preparar as autoridades e parceiros para uma resposta eficaz a incidentes de poluição marinha em diferentes cenários, seja em mar aberto, portos, marinas ou zonas costeiras.
© AMN | Imagem: AMN | PE
