MUNICÍPIO DE VELAS REFORÇA COOPERAÇÃO COM CABO VERDE EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, presidiu terça-feira, 06, à cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ) e o Município do Sal, em Cabo Verde. O acordo permitirá a alunos cabo-verdianos deslocarem-se a São Jorge para realizar formação profissional, reforçando os laços entre as duas regiões.

De acordo com uma Nota de Imprensa divulgada pelo Município de Velas, estiveram presentes no Salão Nobre dos Paços do Concelho o Presidente do Conselho Executivo da APISJ, diretores pedagógicos, bem como as vereadoras do Município do Sal, Maria João Brito Lima (Educação) e Jassy Filipe de Sousa (Turismo). Marcaram também presença alunos cabo-verdianos, provenientes do Tarrafal, na Ilha de São Nicolau, que já se encontram a lecionar em São Jorge.

Luís Silveira destacou a importância deste protocolo, enquadrando-o na geminação com o Município do Sal, que já dura mais de 32 anos. “Este acordo irá formar jovens que, no futuro, poderão contribuir para o desenvolvimento deste município ‘irmão'”, afirmou o autarca, sublinhando ainda o regresso da cooperação na área da Educação, que já existiu no passado.

O Presidente da Câmara salientou ainda o papel da EPISJ no dinamismo da economia local e na área social, referindo que mais de 55% dos alunos da escola são oriundos de outras ilhas. “Este facto demonstra a importância da EPISJ no desenvolvimento de São Jorge e atesta a qualidade formativa da nossa escola profissional”, acrescentou.

Durante a sua visita ao concelho de Velas, as vereadoras cabo-verdianas reuniram-se com responsáveis da EPISJ e visitaram a Quinta da Escola Profissional de São Jorge, a Casa Museu Cunha da Silveira e outros pontos turísticos locais, aprofundando o conhecimento sobre a história da ilha, que remonta a mais de 500 anos.

Esta iniciativa reforça a estratégia de internacionalização da EPISJ e consolida a parceria entre os dois territórios, promovendo a mobilidade académica e a partilha de conhecimento.

© CMV | Foto: CMV | PE