A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação concluiu o procedimento concursal para provimento do cargo de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores (IVVA), tendo selecionado Cláudio José Gomes Lopes para o lugar. A nomeação será formalizada através de despacho conjunto do Presidente do Governo Regional e do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.
Segundo uma Nota de Imprensa divulgada esta terça-feira pela Secretaria Regional, Cláudio Lopes, até agora responsável pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico, integrará o novo órgão juntamente com os restantes membros do Conselho Diretivo do IVVA.
António Ventura destacou a importância do novo instituto, classificando-o como uma “iniciativa estruturante de definição, planeamento e orientação da vitivinicultura” na Região. “Trata-se da criação de um organismo que centraliza, coordena e regula todas as políticas respeitantes à enologia nos Açores”, sublinhou o governante.
O IVVA surge como uma entidade fundamental para o setor vitivinícola açoriano, assegurando a organização e fiscalização das atividades ligadas à produção de vinho, desde o cultivo da vinha até à comercialização. A nomeação de Cláudio Lopes, com experiência no desenvolvimento agrário, reforça a aposta do Governo Regional no crescimento e regulação desta fileira económica.
© GRA | PE
