BE/AÇORES APOSTA EM CAMPANHA PORTA-A-PORTA COM FOCO NA CRISE HABITACIONAL

Pedro Amaral, primeiro candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Assembleia da República pelos Açores, destacou esta terça-feira a habitação como uma das principais preocupações dos eleitores durante uma ação de campanha porta-a-porta no Bairro do Aeroporto, em Santa Maria.

Num Comunicado de Imprensa divulgado pelo BE/Açores, Pedro Amaral sublinhou que o partido tem “várias propostas para mudar realmente o acesso à habitação”, incluindo a fixação de preços máximos para as rendas de acordo com a zona e características do imóvel. “É uma medida para travar a ganância daqueles que querem enriquecer às custas de um direito básico, como é ter uma casa para viver”, afirmou.

O candidato defendeu ainda que o Estado deve recorrer à Caixa Geral de Depósitos para baixar as taxas de juro dos empréstimos habitacionais, pressionando os bancos privados a seguir o exemplo. Outra proposta do BE passa pela regulamentação do alojamento local nos Açores, onde, segundo Pedro Amaral, a ausência de limites tem reduzido a disponibilidade de casas para residentes e inflacionado os preços.

Pedro Amaral criticou ainda a gestão do Bairro do Aeroporto, sob tutela do Governo Regional, defendendo maior investimento para recuperar habitações degradadas e disponibilizá-las a preços acessíveis. “Em Portugal, apenas 2% da habitação é pública, enquanto noutros países europeus, como os Países Baixos, esse valor chega aos 29%”, comparou.

O candidato mariense destacou o simbolismo da campanha em Santa Maria, salientando o entusiasmo dos eleitores por verem “uma cara conhecida” a representar a ilha. “É na periferia das periferias que sentimos a urgência de levar estas questões para a Assembleia da República”, concluiu.

A campanha do BE/Açores tem privilegiado o contacto direto com os eleitores, reforçando a habitação como eixo central da sua ação política.

© BE/A | Foto: BE/A | PE