
Os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha das Flores, José Gabriel Eduardo e Dora Valadão, exigem ao Governo Regional um reforço imediato das ligações aéreas operadas pela SATA de e para aquela ilha, face às crescentes dificuldades sentidas pelos residentes, nomeadamente a escassez de lugares disponíveis e a existência de listas de espera recorrentes.
Segundo uma nota de imprensa divulgada sábado pelo PS/Açores, os parlamentares florentinos denunciam que, tanto em abril como neste início de maio, “foram inúmeros os relatos de utentes que não conseguiram viajar por falta de vagas”, com impacto particular nos cidadãos que necessitam de se deslocar por motivos de saúde. “Houve quem perdesse consultas, quem tivesse de antecipar em vários dias a viagem para garantir presença a tempo ou, no regresso, quem tenha ficado retido após exames ou tratamentos por vários dias. Isso é inaceitável”, alertam os deputados.
O PS considera que esta situação compromete seriamente a qualidade de vida da população local e a imagem da ilha das Flores como destino turístico, afetando também o seu desenvolvimento económico.
Em requerimento apresentado à Assembleia Legislativa Regional, os deputados socialistas solicitam esclarecimentos ao Governo Regional sobre as medidas previstas para o verão IATA de 2025. Em concreto, exigem o número de voos programados para a ilha das Flores, bem como uma comparação com os horários e frequências registados nos anos anteriores.
“O Governo Regional tem de garantir que ninguém é prejudicado por viver numa ilha periférica. É seu dever assegurar que todos os cidadãos, especialmente os doentes, têm acesso digno e eficaz ao transporte aéreo, mesmo nos períodos de maior procura”, defendem José Gabriel Eduardo e Dora Valadão.
© PS/A | Foto: PS/A | PE
