
O Ultra Blue Island 2025, maior evento de trail running dos Açores, que decorre desde 02 de maio, na ilha do Faial, sob a chancela da Azores Trail Run, reunindo cerca de 800 atletas de 45 nacionalidades, termina este domingo. A iniciativa foi apresentada oficialmente em conferência de imprensa, na Casa da Baía, com declarações do Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira.
De acordo com a nota de imprensa de autarquia faialense, divulgada sexta-feira, Carlos Ferreira destacou a importância do evento na promoção internacional do arquipélago: “O Ultra Blue Island constitui um poderoso instrumento de promoção internacional dos Açores, e do Faial em particular, como destino de turismo de natureza ativo, um segmento turístico cada vez mais valorizado e diferenciador”.
Carlos Ferreira sublinhou o potencial do Faial enquanto palco de excelência para o desporto de natureza, afirmando que a ilha “oferece a todos os atletas e acompanhantes uma experiência única, em plena harmonia com as nossas paisagens de incomparável beleza”. Os participantes terão a oportunidade de percorrer trilhos, caminhos florestais e planícies que ilustram, segundo o autarca, “a natureza no seu estado mais puro”.
O Presidente da Câmara realçou ainda o impacto económico do evento, apontando que o Ultra Blue Island tem contribuído para “a forte dinamização da economia local e regional”, em especial por se realizar fora da época alta. Esta calendarização, disse, permite mitigar os efeitos da sazonalidade turística e reforçar o tecido empresarial local.
A competição incluiu cinco provas de diferentes distâncias e níveis de exigência: Whalers’ Great Route Ultra-Trail (118 km), Ultra Blue Island (65 km), Marathon Faial Coast to Coast (42 km), Ten Volcanoes (25 km) e Family Race (10 km). O evento decorre com o Faial como anfitrião, destacando-se ainda por integrar uma das mais Belas Baías do Mundo.
Carlos Ferreira terminou a sua intervenção dirigindo palavras de encorajamento a todos os participantes e felicitações à organização: “Endereço votos de sucesso desportivo e pessoal a todos os atletas, equipas e acompanhantes, e congratulo calorosamente a organização pela excelência do trabalho realizado ao longo dos anos”.
© CMH | Foto: CMH | PE
