
A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego dos Açores anunciou, na quarta-feira, na Ribeira Grande, o lançamento do programa “Jovens Digitais – Oficinas Locais de Formação em Competências Digitais”, que visa apoiar a criação de espaços de formação tecnológica nas sedes de associações juvenis ou equiparadas.
A informação foi avançada pela Secretária Regional Maria João Carreiro, durante a abertura da segunda edição do “Associativismo Talks”, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, no âmbito das comemorações do Dia do Associativismo Jovem. De acordo com a Nota de Imprensa divulgada quinta-feira pela Secretaria Regional, o regulamento do programa será publicado no Jornal Oficial na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, seguindo-se os despachos que definem os períodos de candidaturas.
O novo programa disponibiliza dois tipos de apoios financeiros, que podem totalizar até 10.850,00 euros por associação. O primeiro apoio abrange o cofinanciamento, até 95%, para aquisição de equipamentos como computadores portáteis, software e serviços de internet, podendo atingir o montante de 8.100,00 euros. O segundo tipo de apoio destina-se à realização de unidades de formação de curta duração, com foco nas competências digitais dos jovens, financiando até 2.500,00 euros pelas horas de formação e mais 250 euros para despesas com consumíveis, manutenção ou outros serviços essenciais.
Podem beneficiar do “Jovens Digitais” jovens entre os 12 e os 24 anos, ou até aos 30 anos quando integrados em projetos de inclusão ou reinserção social. As entidades promotoras são associações juvenis, equiparadas ou com plano de atividades para jovens, e as formações devem ser ministradas por Escolas Profissionais da Região ou Entidades Formadoras Certificadas.
Segundo Maria João Carreiro, “este programa dará um importante contributo para abrir as sedes das associações juvenis a mais jovens, que podem e devem ali encontrar espaços para o exercício da cidadania, da socialização e da aprendizagem em áreas, como as digitais, que são também um desafio sob o ponto de vista da boa vivência democrática, da participação responsável, plural e inclusiva”.
A governante revelou ainda a criação do “Itinerário do Associativismo”, uma nova ferramenta no portal da Juventude dos Açores (juventude.azores.gov.pt), que irá divulgar as atividades das associações juvenis regionais e “contribuir para uma maior visibilidade destas atividades e incentivar a participação da comunidade na vida das associações”.
Durante o evento, o Governo dos Açores prestou homenagem póstuma a Leonardo Sousa, destacando o seu “esforço e trabalho continuado” no âmbito do associativismo juvenil em São Miguel, através da entrega de um Diploma de Mérito.
Na mesma ocasião, Maria João Carreiro sublinhou o reforço do apoio financeiro ao associativismo juvenil, que passou de cerca de 83 mil euros em 2019 para 150 mil euros em 2025. A titular da pasta destacou que este aumento “é consequência das melhorias que a coligação PSD/CDS/PPM inscreveu no sistema de incentivos à atividade associativa”.
A iniciativa “Associativismo Talks” encerrou com uma mesa-redonda moderada pela jornalista Sara Oliveira e com a participação de representantes de várias organizações juvenis da Região, e contou ainda com momentos culturais a cargo da “Associação 9 Circos” e do grupo de dança “VengaGirls”.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
