
O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação dos Açores, António Ventura, destacou sexta-feira, na Ovibeja, o papel central da agricultura na sociedade, sublinhando que “a agricultura está no centro das nossas vidas”. A afirmação foi feita durante a conferência “+ FUTURO, + IMPACTO SOCIAL”, promovida pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul e pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, onde o governante foi um dos oradores convidados.
Segundo a Nota de Imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura aproveitou a presença dos Açores como região convidada da edição deste ano da Ovibeja para valorizar o setor agrícola, apelando a uma maior mediatização do seu papel na sociedade portuguesa. “É importante que a comunicação social continue a divulgar exemplos positivos no setor agrícola, para que se compreenda melhor a sua relevância e impacto no quotidiano de todos”, defendeu.
O governante açoriano salientou ainda a importância da Ovibeja como “palco de excelência” para dar visibilidade aos produtos agroalimentares da Região Autónoma dos Açores, destacando a presença da Marca Açores no certame: “A Marca Açores tem aqui um conjunto de produtos para venda e apresentação para que todos possam conhecer melhor a nossa Região. Atrás de cada produto há uma história”.
A participação açoriana na feira é coordenada pelo Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, que assegura a presença institucional e comercial da Região através de dois espaços permanentes: um stand institucional e um espaço de venda de produtos certificados, gerido por um estabelecimento aderente à Marca Açores.
A Ovibeja, que decorre até domingo, é reconhecida como uma das maiores feiras agrícolas de Portugal, reunindo anualmente mais de mil expositores e cerca de 100 mil visitantes. De acordo com a organização, a feira constitui um espaço de resiliência e inovação, assumindo-se como plataforma estratégica para o desenvolvimento sustentável da agricultura em Portugal.
© GRA | Foto: SRAA | PE
