AÇORES COM PRESENÇA DESTACADA NA SAGAL EXPO 2025, REFORÇANDO APOSTA NA INTERNACIONALIZAÇÃO

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, afirmou que a participação dos Açores na Sagal Expo 2025 – Feira de Exportação dos Sabores de Portugal, em Lisboa, constituiu uma oportunidade significativa para a promoção dos produtos regionais e para o estabelecimento de contactos comerciais. A informação foi avançada através de uma Nota de Imprensa divulgada quinta-feira pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação.

“A Sagal Expo é uma feira de contactos e oportunidades de negócios que permite dar a conhecer os nossos produtos. Somos reconhecidos a nível mundial como um exemplo de uma região de sustentabilidade”, afirmou o governante, após visitar o espaço expositivo e contactar com os 26 empresários açorianos presentes no certame.

Sob a insígnia da Marca Açores, a Região contou com o maior stand da feira, que integrou empresas oriundas de várias ilhas e sectores da produção alimentar. Segundo António Ventura, “as empresas fazem um balanço de sucesso, de mais vendas e contactos”, realçando que a estratégia do Governo dos Açores de valorização dos produtos regionais “é para continuar”.

A Sagal Expo 2025 reuniu cerca de 400 empresas e atraiu aproximadamente 1.100 compradores de mais de 95 países, incluindo mercados estratégicos como França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Angola, Moçambique e Emirados Árabes Unidos. A participação açoriana permitiu, assim, estabelecer contactos com importadores de todos os continentes, contribuindo para reforçar a presença internacional das marcas regionais.

A delegação açoriana incluiu empresas como Plantações de Chá Gorreana, LactAçores, Açoresmel, Azores Brewing Company, Sociedade Conserveira Açoriana, entre outras. Estas empresas representam a diversidade e qualidade da oferta agroalimentar do arquipélago, desde lacticínios e conservas até bebidas e mel.

Atualmente, existem mais de 8.000 selos Marca Açores atribuídos a cerca de 308 empresas, sendo 95% relativos a produtos alimentares. Este dado, segundo a mesma Nota de Imprensa, evidencia a importância crescente da Marca Açores enquanto ferramenta de diferenciação e valorização, especialmente em mercados de valor acrescentado.

“A presença na Sagal Expo reforça o caminho traçado de afirmação dos nossos produtos e das nossas empresas. Os Açores têm qualidade, têm identidade e têm ambição”, concluiu António Ventura.

© GRA | Fotos: SRAA | PE