
O Município de Vila do Porto, em Santa Maria, vai assinalar o Dia da Europa, celebrado a 9 de maio, com um conjunto diversificado de iniciativas educativas, lúdicas e científicas, que decorrerão ao longo de todo o mês, envolvendo a comunidade local e destacando os valores da paz, unidade e solidariedade europeia. A informação foi divulgada através de uma Nota de Imprensa emitida quarta-feira pela Câmara Municipal.
Ao longo de maio, as bandeiras dos 27 países da União Europeia estarão expostas no centro da vila, numa iniciativa simbólica que visa reforçar o sentimento de pertença ao espaço europeu. Paralelamente, será dinamizada a ação “Sabores da Europa”, que envolve vários restaurantes locais na confeção de pratos típicos de diferentes países da União, em datas previamente escolhidas. A autarquia assegura a promoção da iniciativa através dos órgãos de comunicação locais e nas plataformas digitais, incentivando o consumo local e a valorização da diversidade gastronómica europeia.

Entre os dias 8 e 9 de maio, Vila do Porto acolhe ainda o 1.º workshop de investigação da RAEGE (Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais), com o apoio logístico do município. A sessão de abertura das comemorações do Dia da Europa realiza-se no dia 8, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal.

No dia 9 de maio, o programa inclui o hastear da bandeira da União Europeia no Jardim Municipal, numa ação desenvolvida em parceria com o centro EUROPE DIRECT Açores. Nesse mesmo dia, a autarquia oferecerá um almoço temático às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo das escolas da ilha, com um menu inspirado na gastronomia italiana.
O Município convidou também as entidades locais a participarem simbolicamente nas comemorações, através da exposição da bandeira europeia nas fachadas dos seus edifícios. Este gesto visa, segundo a autarquia, “homenagear a grande potência ocidental da qual fazemos parte e reforçar os valores de união e solidariedade europeia”.
Para assinalar simbolicamente o Dia da Europa, o Município associa-se ainda ao Gabinete do Parlamento Europeu e à Representação da Comissão Europeia em Portugal, iluminando um monumento histórico local com as cores da União Europeia.
O Dia da Europa comemora a «Declaração Schuman», proferida a 9 de maio de 1950, que lançou as bases da atual União Europeia, propondo uma nova forma de cooperação entre os países do continente para garantir a paz duradoura.
© CMVP | Imagens: CMVP | PE
