
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, reforçou o apetrechamento dos corpos de bombeiros da Região com a entrega de inibidores de veículos elétricos, numa cerimónia realizada esta terça-feira no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Porto, em Santa Maria. A iniciativa foi divulgada numa Nota de Imprensa emitida quarta-feira.
Na ocasião, o Secretário Regional com a tutela da Proteção Civil, Alonso Miguel, acompanhado pelo Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Rui Andrade, sublinhou que “a segurança dos bombeiros é uma prioridade e um compromisso permanente do Governo Regional dos Açores”. Segundo o governante, este compromisso tem sido concretizado através de um reforço significativo no investimento em equipamentos de proteção individual e tecnologia de apoio à atividade operacional dos bombeiros.
O responsável destacou que, nos últimos dois anos, o Governo Regional investiu mais de meio milhão de euros em equipamentos de proteção individual e adjudicou cerca de 4,3 milhões de euros para a aquisição de nove viaturas pesadas de combate a incêndios e nove ambulâncias de socorro.
A entrega dos inibidores de veículos elétricos às 17 corporações de bombeiros do arquipélago representa um investimento de cerca de 20 mil euros e responde à crescente presença de veículos elétricos e híbridos na Região Autónoma. Estes dispositivos permitem desativar com segurança o sistema elétrico de veículos acidentados, contribuindo para proteger bombeiros, vítimas e outros intervenientes nos locais de emergência.
Alonso Miguel sublinhou ainda que esta medida é acompanhada de formação técnica especializada, de forma a garantir uma atuação eficaz em operações de salvamento e desencarceramento envolvendo veículos eletrificados.
“Mais do que em tecnologia, estamos a investir em proteção, segurança e confiança para quem todos os dias tem a missão de proteger as nossas comunidades”, frisou o secretário regional.
A par deste reforço operacional, o governante destacou também avanços estruturais no setor, nomeadamente a criação do Modelo de Financiamento das Associações Humanitárias, a aprovação do novo Estatuto Social do Bombeiro Voluntário e a valorização salarial dos bombeiros, que resultou num aumento superior a 100 euros mensais na base da carreira.
© GRA | Foto: SRAAC | PE
