CÂMARA DA HORTA REDUZ DÍVIDA MUNICIPAL EM 14% E REFORÇA APOIO À COMUNIDADE

A Câmara Municipal da Horta reduziu em 14% a sua dívida municipal no último ano, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 560 mil euros face a 2023. Os dados constam da Prestação de Contas de 2024, aprovada segunda-feira em sessão da Assembleia Municipal, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, conforme revela uma Nota de Imprensa divulgada ontem pela autarquia.

Segundo a mesma nota, o passivo financeiro da autarquia passou de 4.529.681,36 euros, em 31 de dezembro de 2023, para 3.971.319,53 euros no final de 2024. Esta descida insere-se numa gestão orçamental considerada equilibrada, com as receitas correntes a cobrirem integralmente as despesas correntes, respeitando a regra do equilíbrio orçamental.

“2024 foi o primeiro ano de implementação do novo Quadro Comunitário de Apoio, o Programa Açores 2030, com os primeiros avisos de cofinanciamento para candidatura dos Municípios”, sublinhou o presidente da Câmara, citado na nota de imprensa. O edil destacou ainda o foco da autarquia em programas e iniciativas com impacto direto na qualidade de vida da população, reafirmando a prioridade da ação municipal: as pessoas.

O documento de prestação de contas evidencia também uma redução do passivo financeiro da despesa total de capital para 6,59%, o que representa uma melhoria de 19% relativamente a 2021.

No que diz respeito ao apoio às famílias, instituições e Juntas de Freguesia, a autarquia canalizou mais de 2,3 milhões de euros, registando um aumento de 3,6% face ao ano anterior. A empresa municipal UrbHorta também apresentou sinais positivos, com um resultado líquido positivo de 1.544,68 euros e uma redução acumulada do passivo de 771.486,88 euros nos últimos três anos.

Os indicadores de solvabilidade e de capacidade de endividamento do Município registaram igualmente melhorias, de acordo com a Prestação de Contas agora aprovada.

© CMH | Foto: CMH | PE