
A Câmara Municipal da Praia da Vitória deu início terça-feira, dia 29 de abril, à empreitada de correção do Caminho do Barreiro, na freguesia das Fontinhas, uma intervenção há muito aguardada pela população local e pelos produtores agrícolas da zona. A informação foi avançada através de uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação da autarquia.
A obra, que resulta de um contrato ARAAL (Acordo de Regime de Apoio à Administração Local) celebrado entre a Presidência do Governo dos Açores, a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação e a Câmara Municipal da Praia da Vitória — e publicada a 17 de fevereiro em Jornal Oficial — representa um investimento de 106 mil euros. A intervenção contempla o alargamento da via numa extensão de 500 metros, a construção de muros em alvenaria de pedra seca e a regularização do pavimento com bagacina.
Presente no arranque dos trabalhos, o vereador com o Pelouro do Desenvolvimento e Coesão Rural, Marco Meneses, sublinhou que esta é uma obra com impacto direto na comunidade agrícola: “O Caminho do Barreiro estava há muito identificado e a necessitar de intervenção, nomeadamente o seu alargamento e regularização do piso. Damos início hoje a essa intervenção, decorrente do contrato ARAAL celebrado com o Governo dos Açores”.
O vereador esteve acompanhado pelo Diretor Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação, Luís Estrela, e pelo Presidente da Junta de Freguesia das Fontinhas, Paulo Sousa. Marco Meneses frisou ainda que esta empreitada “vai qualificar amplamente o uso desta via agrícola, com muita utilização e necessidade para muitos produtores agrícolas”, reforçando o compromisso da autarquia com o desenvolvimento rural e o apoio às atividades económicas do concelho.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
