APP “MYSAÚDE AÇORES” ULTRAPASSA 12 MIL REGISTOS EM APENAS TRÊS MESES

A aplicação e portal “mySaúde Açores” ultrapassou, três meses após o seu lançamento oficial, os 12 mil registos de utilizadores, atingindo cerca de metade da meta definida até setembro. A informação foi divulgada esta segunda-feira através de uma Nota de Imprensa da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.

Segundo o comunicado, os números “superam as expectativas” e demonstram não só “a forte adesão dos açorianos”, como também “o empenho dos profissionais de saúde em serem parte ativa no pioneiro projeto de modernização do Serviço Regional de Saúde”.

A “mySaúde Açores” foi oficialmente lançado a 28 de janeiro, após uma fase piloto realizada em dezembro, na Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel. Inicialmente, a plataforma permitia o pedido de marcações de consultas, a realização de teleconsultas e o acesso aos principais dados de saúde do utente. Em menos de três meses, novas funcionalidades foram incorporadas, como a emissão de declarações de presença, pedidos de renovação de receituário crónico e a sincronização das consultas com o calendário do telemóvel.

Inicialmente disponível apenas nos centros de saúde, o projeto alargou-se a 10 de abril ao Hospital da Horta, que se tornou o primeiro hospital a integrar a rede. Este facto contribuiu para que o Faial registe atualmente a maior percentagem de utentes inscritos. A Secretaria Regional anunciou ainda que a integração dos hospitais da Terceira e de São Miguel ocorrerá em breve, o que deverá impulsionar ainda mais o número de adesões.

A mesma Nota de Imprensa destaca o contributo dos cidadãos no desenvolvimento contínuo da plataforma, referindo que funcionalidades como a associação de vários perfis de utilizador a um único número de telefone — permitindo a gestão de cuidados de saúde de familiares — têm sido especialmente elogiadas.

Nos próximos meses, estão previstas novas funcionalidades, reforçando, segundo o Governo Regional, o compromisso de “melhorar o acesso aos cuidados de saúde de todos os açorianos” e de “ultrapassar os desafios impostos pela insularidade”.

O projeto “mySaúde Açores” conta com a Siemens Healthineers como parceiro tecnológico e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

© GRA | PE