BOLIEIRO REFORÇA APOSTA NA JUVENTUDE AÇORIANA COMO MOTOR DO FUTURO DA REGIÃO

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou este domingo que conta “com a juventude açoriana para construir o futuro da nossa Região”, destacando a importância de ouvir os jovens e valorizar os seus talentos e visão inovadora. A declaração foi feita durante a sessão de encerramento do 23.º Congresso Regional da JSD/Açores, que decorreu em Angra do Heroísmo.

Segundo a Nota de Imprensa divulgada pelo PSD/Açores, Bolieiro frisou o seu compromisso com as novas gerações, assumindo “a sensibilidade estratégica de saber ouvir as suas ambições, preocupações e necessidades”. “Ao contrário de outros, que estão a falhar, nós não vacilaremos”, garantiu.

O líder social-democrata açoriano destacou ainda a importância do acesso à habitação para a estabilidade dos jovens, assegurando que estes podem confiar “numa política que contrasta com a longa falta de estratégia do passado”, promovendo “mais oferta de habitação, mais acessibilidade e mais capacitação das famílias para o acesso à habitação, seja própria ou por arrendamento”.

Dirigindo-se às novas gerações, Bolieiro sublinhou o papel estratégico do Mar e do Espaço para o desenvolvimento dos Açores, salientando que a dimensão marítima e espacial do arquipélago representa “56% do todo nacional”, o que, no seu entender, transforma a dispersão e a ultraperiferia em aceleradores de talento. “É neste foco que devemos tratar o nosso futuro”, declarou.

O presidente do PSD/Açores defendeu também a necessidade de um relacionamento estratégico com a República, a União Europeia e o mundo, apostando na “geração mais qualificada de sempre” para consolidar os Açores como “um motor de desenvolvimento de Portugal”. “Neste tempo de transições energética, digital e climática, acredito na juventude açoriana para fazer parte desta ambição”, concluiu.

O Congresso, que reelegeu Luís Raposo para um novo mandato à frente da JSD/Açores, foi também palco para a apresentação das prioridades políticas da estrutura jovem. Raposo realçou que “os jovens são a força motora da nossa sociedade, agentes de mudança, irreverentes e ambiciosos”, comprometendo-se com “uma atuação política pela proximidade”.

Entre as medidas da moção de estratégia global, Luís Raposo destacou a promoção da Educação como “o elevador social mais importante”, propondo a realização de um Fórum Regional dedicado ao tema. A JSD/Açores propõe ainda a criação de um Plano Regional de Literacia Financeira, programas de Inclusão e Integração através do Desporto, e um conjunto de iniciativas para reforçar o acesso dos jovens à habitação, como o Programa “Recupera” para imóveis devolutos e um Fundo Regional para a Habitação.

No plano interno, a nova Comissão Política Regional da JSD/Açores foi eleita com 93% dos votos. Luís Raposo continua como presidente, acompanhado por André Pontes como vice-presidente coordenador, Jorge Freitas e Melenie Almeida como vice-presidentes, e Mariana Pereira como secretária-geral. Maria Inês Gouveia preside ao Conselho Regional, Gonçalo Gomes ao Conselho de Jurisdição, e Carlota Ferro lidera a Mesa do Congresso.

© PSD/A | Foto: PSD/A | PE