
Terminou ontem a primeira edição do Curso de Preparadores de Animais de Carne para Concursos, uma iniciativa promovida pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, em parceria com a Associação Agrícola de São Miguel e o CERCA – Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, esta formação surge como “uma ferramenta fundamental para reforçar a qualidade e valorização dos animais de carne”, sublinhando o papel determinante da sua correta preparação para mostras e concursos.
Com uma carga horária total de 15 horas, o curso decorreu nas instalações da Associação Agrícola de São Miguel, entre terça-feira e ontem, reunindo 14 participantes que se dedicaram à aprendizagem de técnicas específicas para potenciar a apresentação e desempenho dos animais em contexto competitivo.
Segundo a mesma nota, a formação contribui não só para uma melhor performance dos animais em certames, mas também para a valorização da carne produzida na região e para o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos produtores locais. “Apostar na formação de preparadores é, por isso, um passo decisivo para elevar a competitividade e a notoriedade da produção regional”, pode ler-se na nota.
A sessão de encerramento incluiu uma demonstração prática do trabalho desenvolvido ao longo dos três dias e contou com a presença do Diretor Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação, Luís Estrela, bem como do Presidente da Federação Agrícola dos Açores e da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita.
© GRA | Foto: JF | PE
