
O Castelo Branco Sport Club (CBSC) assinalou, no passado sábado, 92 anos de existência, numa sessão solene realizada na sua sede, na freguesia de Castelo Branco, na ilha do Faial. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, que destacou o papel histórico e comunitário do clube ao longo de quase um século.
Segundo nota de imprensa divulgada segunda-feira pela autarquia, o CBSC foi fundado em 1933 com o nome de União Recreio e Desporto, tendo-se afirmado, ao longo das décadas, como “uma referência do associativismo e do desporto na nossa ilha e na Região”, nas palavras do presidente da Câmara.
“Noventa e dois anos de vida representam uma história rica, feita de dedicação, de paixão pelo desporto e, sobretudo, de um notável serviço à comunidade”, afirmou Carlos Ferreira, sublinhando o papel do clube como “um pilar da freguesia de Castelo Branco e um verdadeiro símbolo da sua identidade coletiva”.
O CBSC tem-se destacado especialmente na promoção do voleibol na ilha do Faial, sendo atualmente representante da Região na Zona Açores do Campeonato Nacional da II Divisão Nacional Feminina. Uma presença que o edil classificou como “uma conquista merecida, que muito orgulha o CBSC, o Município e toda a ilha do Faial”.
O apoio da Câmara Municipal da Horta ao clube tem sido consistente, tendo ultrapassado os 56 mil euros nos últimos três anos. De acordo com a mesma nota de imprensa, esse valor será mais do que duplicado em 2025, face à participação do CBSC em provas de âmbito nacional, reforçando o compromisso municipal com o desenvolvimento desportivo na ilha.
Na sua intervenção, Carlos Ferreira deixou ainda palavras de reconhecimento “a todos os que, ao longo do tempo, contribuíram para este percurso de excelência, desde dirigentes, treinadores, colaboradores, pais, voluntários e atletas”.
O autarca concluiu dirigindo-se aos mais jovens, sublinhando o seu papel no futuro da coletividade: “É nas vossas mãos que vive a esperança de continuidade, de crescimento e de novas conquistas”, declarou.
© CMH | Foto: Carlos Amaral | PE
