CÂMARA DE ANGRA ENTREGA NOVAS HABITAÇÕES SOCIAIS NA TERRA CHÃ

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo procedeu, recentemente, à entrega de três novas habitações sociais na freguesia de Terra Chã, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do programa “1.º Direito”. As casas entregues incluem duas de tipologia T1 e uma de tipologia T2, adaptadas às necessidades específicas dos agregados familiares beneficiados.

Segundo a nota de imprensa emitida terça-feira pelo município angrense, para além da reabilitação e construção das habitações, o trabalho da autarquia tem-se focado também na “adequação da tipologia da casa às necessidades do agregado familiar, bem como no acompanhamento das famílias beneficiadas”, numa abordagem integrada de apoio social.

O investimento na habitação social tem tido impactos significativos na economia local, sobretudo no setor da construção civil. “Empreiteiros, arquitetos e projetistas verificaram um aumento significativo da procura dos seus serviços”, lê-se na nota, que destaca ainda o reforço do emprego no setor e o consequente estímulo ao comércio de materiais e serviços relacionados.

A Estratégia Local de Habitação (ELH), desenvolvida pela autarquia no âmbito do programa “1.º Direito” — criado pelo Decreto-Lei n.º 37/2018, de 4 de junho — tem como prioridade a resolução de situações habitacionais indignas e a reabilitação do parque habitacional municipal. Esta estratégia prevê a reabilitação de 449 habitações municipais e a construção de 40 novas, num investimento global superior a 60 milhões de euros. Está ainda prevista a reabilitação de imóveis pertencentes às Juntas de Freguesia, com um investimento superior a 1 milhão de euros, e a reabilitação de habitações de domínio privado, num valor acima dos 24 milhões de euros.

© CMAH | Foto: CMAH | PE