RUA EM FRENTE À SEDE DA FILARMÓNICA UNIÃO PRAIENSE PASSA A TER O NOME DA INSTITUIÇÃO

A Câmara Municipal da Praia da Vitória prestou homenagem à Filarmónica União Praiense (FUP) com a atribuição do nome da instituição ao troço de rua onde se localiza a sua sede, entre a Rua da Lapa e o Auditório do Ramo Grande. A nova designação foi oficializada no passado domingo, dia 13 de abril, com o descerramento da placa identificativa, no âmbito das comemorações do 121.º aniversário da FUP.

De acordo com a nota publicada segunda-feira pela autarquia nas redes sociais, a cerimónia contou com a presença da presidente da Câmara, Vânia Ferreira, que destacou a importância da filarmónica no panorama cultural da ilha Terceira e da Região Autónoma dos Açores.

“Celebrar 121 anos de vida, é assinalar e sublinhar o trabalho de inúmeras gerações que, ano após ano, ostentaram orgulhosamente o emblema desta casa”, afirmou a autarca, citada na referida nota, acrescentando que a homenagem representa também um tributo à identidade e memória coletiva da comunidade praiense.

A presidente da Câmara sublinhou ainda que “nos tempos que correm, é de todo premente que, nestes momentos, celebremos o exemplo e a excelência das nossas instituições”, elogiando o percurso da FUP como exemplo de persistência, dinamismo e criação cultural.

As celebrações do aniversário da filarmónica iniciaram-se com uma missa na Igreja Matriz da Praia da Vitória, seguindo-se o descerramento da nova designação da rua, encerrando com um concerto no Auditório do Ramo Grande.

A atribuição do nome “Filarmónica União Praiense” ao troço de rua onde se localiza a sede da instituição corresponde a uma reivindicação antiga de várias Direções da coletividade. A pretensão agora concretizada representa um marco de reconhecimento público pelo contributo duradouro da FUP para a cultura e coesão social do concelho.

Fundada a 20 de março de 1904, a FUP mantém, até aos dias de hoje, uma atividade cultural e formativa de referência, não apenas na cidade da Praia da Vitória, mas também ao nível de ilha e Região.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE