EURODEPUTADO PAULO NASCIMENTO CABRAL DEFENDE MAIOR ENVOLVIMENTO DAS AUTARQUIAS NOS FUNDOS EUROPEUS

O Eurodeputado do PSD Paulo Nascimento Cabral reuniu sábado com a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, com o objetivo de abordar temas relacionados com o papel estratégico da ilha Terceira nas relações transatlânticas e a importância do envolvimento das autarquias na gestão dos fundos europeus. A informação foi divulgada através de uma nota de imprensa do gabinete do Eurodeputado divulgada segunda-feira.

Durante o encontro, que serviu também para apresentar cumprimentos à autarca, Paulo Nascimento Cabral elogiou o trabalho desenvolvido por Vânia Ferreira à frente da Câmara Municipal, destacando o “compromisso e dedicação” demonstrados na recuperação das contas públicas da autarquia, sem descurar a resposta às necessidades da população e das instituições locais.

“Este nível de compromisso e dedicação por parte da Presidente é de facto o que um munícipe pode pedir”, afirmou o Eurodeputado, salientando ainda as preocupações da autarca no que respeita ao próximo Quadro Financeiro Plurianual e à Política de Coesão da União Europeia.

Neste contexto, Nascimento Cabral defendeu um maior envolvimento das autarquias no desenho e gestão dos fundos europeus, sublinhando a necessidade de cumprir o princípio da subsidiariedade. “O poder local é o que mais próximo está das pessoas”, frisou, propondo a criação de uma equipa especializada, no seio das autarquias açorianas ou através da Associação de Municípios dos Açores, para apoiar a captação de fundos europeus de gestão direta, que, segundo referiu, “raramente conseguimos aceder”.

O Eurodeputado colocou ainda o seu gabinete à disposição para fornecer apoio técnico e informação numa fase inicial, de forma a facilitar o acesso a este tipo de financiamento europeu.

Outro dos temas centrais da reunião foi a importância geopolítica e geoestratégica da Base das Lajes e o seu papel nas relações entre Portugal e os Estados Unidos. Paulo Nascimento Cabral destacou o acompanhamento atento da Presidente da Câmara às questões relacionadas com a presença militar norte-americana, especialmente num período que considerou ser de “alguma turbulência” nas relações bilaterais.

“Os Açores, a ilha Terceira e a Praia da Vitória sempre tiveram uma enorme importância geopolítica e geoestratégica, que tem de ser potenciada e reforçada”, afirmou, anunciando a intenção de organizar um evento que relembre esse papel junto dos decisores europeus e contribua para reforçar o foco nas relações transatlânticas. O Eurodeputado agradeceu o apoio manifestado por Vânia Ferreira a esta iniciativa.

No final da reunião, Paulo Nascimento Cabral recebeu o “Memorial da Praia da Vitória” das mãos da Presidente da Câmara, gesto que agradeceu publicamente. Reafirmou ainda a sua disponibilidade para trabalhar em estreita colaboração com a autarquia, com vista à aproximação das políticas europeias ao poder local, nomeadamente na defesa da inclusão da construção e manutenção de infraestruturas, como estradas, no âmbito dos fundos europeus.

© GEPNC | Foto: GC-CMPV | PE